Topo

Primeiro dia de vacinação de H1N1 têm filas de idosos de até 1 hora no Rio

Gabriel Sabóia

Do UOL, no Rio

23/03/2020 17h35

Grupo de risco para o contágio do coronavírus, pessoas com mais de 60 anos fizeram hoje longas filas em postos de saúde do Rio. A data marca o início da campanha de vacinação municipal contra a gripe provocada pelo vírus influenza e idosos são os primeiros contemplados.

Em postos de saúde das zonas sul e norte percorridos pelo UOL, recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde) para evitar o contágio da covid-19 não eram contudo respeitadas e nenhum profissional de saúde orientava quem esperava atendimento.

Com o tempo de espera que chegava a uma hora, as filas em diversos pontos não respeitavam o distanciamento mínimo, de 1,5 m.

Para evitar aglomerações, a Prefeitura do Rio disponibilizou o atendimento no sistema "drive thru" em postos do Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Com isso, idosos podem ser vacinados sem sair dos carros. No entanto, quem não tem carro precisou recorrer aos postos de saúde.

"Eu sei lá se amanhã o contágio do coronavírus não vai estar pior? Melhor vir logo, me prevenir do [influenza] H1N1", disse a aposentada Norma Diaz, 68. Ela tentava, por conta própria, organizar a fila com distanciamento aproximado de 1,5 m na porta de um posto de saúde no bairro da Tijuca, na zona norte carioca.

Por lá, o atendimento demorava em média 45 minutos. Nenhum profissional orientava quem esperava a vacinação. No mesmo bairro, em outro posto, o contador Ricardo Resende, 70, era uma das muitas pessoas que esperavam a vacinação com uma máscara cirúrgica.

Ouvidos pela reportagem, vários idosos afirmaram não sentir nenhum dos sintomas da covid-19. Portanto, não seguiam recomendação da OMS para o uso de máscara restrito a quem sentir desconfortos típicos da contaminação pelo coronavírus.

"Chegando em casa, vou encontrar minha filha com meu neto recém-nascido no colo. É claro que eu vou usar máscara. Vou usar o que for necessário para me precaver nessa 'roleta russa' para a doença que é essa fila", disse. Por lá, a fila chegava a uma hora.

Em Copacabana, a situação era similar. A professora Sílvia Lambrugger reclamava da falta de distribuição de álcool em gel ou de uma pia para higienização das mãos. "Há uma hora estou aqui, sem ter onde cumprir uma medida básica de prevenção. Saio de casa para me imunizar, mas posso sair ainda pior", concluiu.

Em na manhã de hoje, a secretária municipal de Saúde, Ana Beatriz Busch, disse não haver motivo para filas nos postos. "Não precisamos de filas [nos postos]. A vacinação vai se estender durante todo o período previsto. O importante é que cada um faça a sua parte", disse.

Idosos podem ser vacinados até 15 de abril

A vacina oferece proteção contra três tipos do vírus influenza: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). A Secretaria de Saúde ressalta que ela não combate a covid-19.

A primeira etapa da vacinação vai até 15 de abril. Profissionais de saúde também serão atendidos. Idosos acima de 80 anos podem ser vacinados em domicílio, caso possuam cadastros nas clínicas da família.