Topo

Esse conteúdo é antigo

Médico que atende vítimas de covid-19 sai de casa para proteger o filho

Nick Dennison, médico britânico - Reprodução/Facebook
Nick Dennison, médico britânico Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

23/03/2020 16h13

Um médico que trabalha para o NHS, o sistema público de saúde do Reino Unido, decidiu se mudar para um trailer para proteger o filho de 3 anos de idade, que faz tratamento contra um linfoma, um tipo de câncer que afeta o sistema imunológico.

De acordo com o site The Guardian, Nick Dennison, anestesista na unidade de terapia intensiva do hospital Frimley Park, em Surrey (50 km de Londres), faz parte da equipe na linha de frente aos atendimentos de pacientes com o novo coronavírus.

Para poder continuar trabalhando e proteger o filho, ele saiu da casa da família e se instalou em um motorhome. O menino, Alfie, de 3 anos, começou recentemente um tratamento de quimioterapia, que afeta suas condições de imunidade.

"Eu tive que fazer uma escolha difícil: fazer meu trabalho e salvar vidas de pessoas que não conheço ou estar com meu filho enquanto ele luta contra o câncer", disse o médico em um post no Facebook.

"Este vírus é uma grande ameaça à sua vida, já que estarei exposto esta semana fazendo meu trabalho. Eu não posso mais morar em casa", ele afirmou.

A postagem viralizou e emocionou milhares de pessoas.

"No fim desta semana, eu vou me mudar para um motorhome e não poderei mais participar de nenhuma etapa de seu tratamento pelos próximos seis meses".

"Alfie, com esperança, irá sobreviver ao câncer e à quimio, mas muitas pessoas vão morrer de gripe. Meu coração está partido ao tomar essa decisão, mas eu escolho salvar as vidas de estranhos e deixá-lo aos cuidados da minha linda mulher e família".

Ontem, o hospital onde Dennison trabalha registrou cinco mortes de pacientes que testaram positivo para covid-19. O médico disse que a unidade de tratamento intensivo já está cheia, com 12 pacientes usando respiradores após contrair o vírus.

Dennison faz um apelo para que as pessoas fiquem em casa e façam isolamento social para parar a transmissão da doença e reduzir o fardo dos já sobrecarregados trabalhadores da saúde.

Coronavírus liga alerta pelo mundo