Topo

Esse conteúdo é antigo

OMS diz que pandemia está acelerando; já são mais de 300 mil casos

Do UOL, em São Paulo

23/03/2020 14h11

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), disse hoje que a pandemia do novo coronavírus está acelerando e que mais de 300 mil casos de covid-19 já foram reportados em quase todos os países.

"A pandemia está acelerando. Foram necessários 67 dias a partir do primeiro caso relatado para alcançar os primeiros 100 mil casos, 11 dias para o segundo 100 mil e apenas 4 dias para o terceiro 100 mil", disse Tedros em coletiva de imprensa.

Ele acrescentou que a solução para o problema exige coordenação política em nível global e que iria conversar com os chefes de estado dos países do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo, para pedir que aumentem a produção de equipamentos de proteção para os profissionais da saúde. "Pedirei a eles que trabalhem juntos para aumentar a produção, evitar proibições de exportação e garantir a equidade da distribuição com base na necessidade", afirmou.

A OMS condenou a administração de medicamentos a pacientes infectados com o novo coronavírus antes que a comunidade científica comprove sua eficácia, alertando contra as "falsas esperanças" que poderiam despertar.

"Estudos reduzidos e não randomizados, baseados em observações, não nos darão as respostas que precisamos", alertou o diretor-geral da entidade.

A coletiva contou com a presença do presidente da Fifa, o suíço-italiano Gianni Infantino. Também teve uma declaração por vídeo do goleiro Alisson, da seleção brasileira, que falou sobre a importância do comportamento das pessoas para enfrentar esse desafio.

A OMS exibiu ainda um vídeo com vários jogadores populares, como o argentino Messi, para incentivar a conscientização sobre os cuidados contra o coronavírus.

O comando da OMS agradeceu o fato de que um fundo criado para receber contribuições para a luta contra o coronavírus já arrecadou mais de US$ 70 milhões, sendo que desse montante US$ 10 milhões vieram da Fifa.

* Com AFP e Estadão Conteúdo