Topo

RJ confirma primeira morte por coronavírus na capital; estado tem 4 óbitos

Diagnóstico do novo coronavírus inclui análise de laboratório, avaliação clínica e exame de imagem - BSIP
Diagnóstico do novo coronavírus inclui análise de laboratório, avaliação clínica e exame de imagem Imagem: BSIP

Gabriel Sabóia

Do UOL, no Rio

23/03/2020 17h46

O governo do Rio de Janeiro confirmou a primeira morte por covid-19 na capital fluminense. Com isso, o estado já chega a quatro óbitos por contaminação do coronavírus.

A vítima é uma mulher de 58 anos. Ela era moradora da capital do estado e fazia parte do grupo de risco, de acordo com comunicado feito hoje pela Secretaria Estadual de Saúde.

Não foi informado se a vítima veio do exterior ou teve contato direto com alguém que retornou de outro país.

O estado registra 233 casos confirmados da doença. Desse total, 212 estão na capital. Chama atenção o número de confirmações em menos de 24 horas: até ontem, eram 170 casos na cidade do Rio de Janeiro.

As outras três mortes aconteceram fora da capital do estado. São elas:

  • Um homem de 65 anos que morreu em Petrópolis, na região serrana do estado, e voltou recentemente do Egito com a sua esposa
  • Uma mulher de 63 anos que morreu no município de Miguel Pereira, no interior do estado, e teve contato com a patroa que havia voltado recentemente da Itália
  • Um homem de 69 anos que morreu em Niterói, na região metropolitana do Rio. Ele também teve contato com familiares que testaram positivo para a covid-19 e voltaram do exterior

Comércio vai fechar as portas

A partir do primeiro minuto de amanhã (24), os comércios da cidade do Rio de Janeiro não poderão abrir as suas portas. A medida faz parte das restrições determinadas pela prefeitura como forma de combater a propagação do novo coronavírus.

Em entrevista coletiva transmitida hoje pela internet, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), reforçou que a decisão tem como objetivo evitar a aglomeração de pessoas.

Ele recomendou mais uma vez para que a população fique em casa, principalmente idosos e pessoas do grupo de risco para a doença.

"Todas as lojas deverão estar fechadas. E as medidas deverão ser obedecidas. Isso para que a gente diminua a quantidade de pessoas infectadas. Só saiam aqueles que precisam com urgência realizar alguma tarefa. Se tiver mais de 60 anos, encontre alguém para fazer isso para você", destacou.

Segundo o Crivella, a prefeitura está pedindo para que os supermercados façam entregas de compras com absoluta prioridade para os idosos e que o delivery não atrase mais do que 24h.

Outra medida destacada foi o plano de usar hotéis para hospedar idosos e pessoas com comorbidades que precisam ficar em isolamento por conta da nova doença.

"Aqueles que moram em comunidades na zona sul, nós estamos vendo como hospedá-los. Temos hotéis, deixados lá quietinhos. Depois voltam para os seus lares. Quanto mais cedo a gente se afastar, mais cedo a gente volta a se abraçar", disse o prefeito. Profissionais das equipes de saúde da família devem ficar encarregados de identificar quem precisa de isolamento.

Nesta segunda-feira, a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começou em todo o país. O Rio de Janeiro adotou um "drive trhu" de imunização. São cinco postos em funcionamento pela cidade que estarão vacinando das 10h às 16h até o dia 3 de abril.

Limpeza da cidade

A prefeitura também afirmou que está organizando uma estrutura de limpeza da cidade para mitigar a contaminação por contato.

Por isso, 20 caminhões pipa e 30 pulverizadores serão usados para a lavagem de superfícies encontradas em ponto de ônibus, áreas do transporte público (saídas do BRT e de metrôs) e também nas áreas entorno de hospitais.