Topo

Esse conteúdo é antigo

Salvador terá vacinação 'drive-thru' contra gripe para idosos

Medida é uma tentativa de diminuir a exposição desse público ao novo coronavírus - iStock
Medida é uma tentativa de diminuir a exposição desse público ao novo coronavírus Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

23/03/2020 15h54Atualizada em 23/03/2020 15h58

Todas as pessoas acima de 60 anos de Salvador, na Bahia, poderão se vacinar contra a gripe sem sair do carro, no esquema "drive-thru", segundo anunciado hoje pela prefeitura. É uma tentativa de diminuir a exposição desse público ao novo coronavírus e, ao mesmo tempo, permitir que os idosos se protejam contra a influenza.

Inicialmente, quatro pontos da cidade disponibilizarão o serviço de drive-thru: o 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, em Garcia; a Arena Fonte Nova, em Nazaré; o Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio; e a Escola Bahiana de Medicina, em Brotas. A vacinação pode ser feita de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

A intenção, segundo o prefeito ACM Neto (DEM-BA), é ampliar o número de postos drive-thru posteriormente. "Também vamos fazer parceria com os supermercados para oferecer a vacinação contra a influenza para todo o público. Neste momento, a prioridade é para idosos, mas o objetivo é imunizar cerca de 750 mil pessoas na cidade", informou.

A imunização ainda acontece nas 146 salas de vacina presentes nas unidades básicas de saúde, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Nestes locais, também estão sendo vacinados os profissionais da saúde, como enfermeiros, higienizadores e condutores de ambulância, por exemplo.

Para se vacinar, basta apresentar um documento de identificação e o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). Os profissionais de saúde ainda precisam ter consigo a carteira de trabalho.

Calendário de vacinação

Até sexta-feira (27), serão imunizados idosos acima de 60 anos nascidos em janeiro, fevereiro e março. De segunda-feira (30) até o próximo dia 3, é a vez dos nascidos em abril, maio e junho. Dos dias 6 a 10 de abril, o imunobiológico será aplicado aos nascidos em julho, agosto e setembro. Por fim, a vacinação para os nascidos em outubro, novembro e dezembro acontece nos dias 13 a 18 de abril.

A campanha de vacinação contra a influenza seguirá até dia 22 de maio, sendo 9 de maio o dia "D" de mobilização nacional. A vacina estará disponível em três fases para os grupos prioritários, estimados em 872 mil pessoas no total.

Depois dos idosos (a partir de 60 anos) e trabalhadores de saúde, serão imunizadas as puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e professores, além de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.