Topo

Esse conteúdo é antigo

São Paulo deve vacinar mais de 1,5 milhão de idosos contra a gripe

Primeira etapa vai vacinar idosos e profissionais da saúde - Istock
Primeira etapa vai vacinar idosos e profissionais da saúde Imagem: Istock

Do UOL, em São Paulo

23/03/2020 08h32

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (influenza e H1N1) começa nesta segunda-feira e mais de 1,5 milhão de idosos devem ser vacinados em São Paulo. Nesta primeira etapa, a prioridade é imunizar pessoas acima de 60 anos e trabalhadores da área da saúde.

A vacina não protege contra o novo coronavírus, mas a campanha foi antecipada em todo o Brasil. Como alguns sintomas da gripe são parecidos com os da covid-19, essa medida pode ajudar os profissionais da saúde a diagnosticarem melhor a nova doença respiratória.

Segundo o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), 468 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estarão abertas das 7h até 19h, de segunda a sexta-feira, para vacinar os grupos prioritários. As AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais) estarão abertas no final de semana com o mesmo objetivo.

"Escolas municipais vão abrir para campanha da vacinação. Além disso, as equipes de saúde da família, que vão de casa em casa. Nós estamos ampliando a oferta para não ter aglomerações de pessoas", afirmou durante coletiva de imprensa.

Edson Aparecido, secretário municipal de saúde de São Paulo, acrescentou que a força tarefa para imunizar os idosos também vai contar com 234 vans, que vão se deslocar para pegar os idosos que necessitam e levá-los para a vacinação. Os que estiverem acamados também podem acionar o órgão para que os profissionais de saúde possam ir até as residências para vaciná-los, explicou em entrevista à CNN Brasil.

Segundo o prefeito Covas, vários clubes e igrejas se colocaram a disposição para oferecer seus espaços. "Vamos criar algumas campanhas de vacinação específicas nestes lugares. O Palmeiras [Estádio] vai ser um dos lugares, anunciaremos conforme forem sido definidas", afirmou em entrevista à TV Globo.

Confira o cronograma da campanha de vacinação, segundo a prefeitura:

1° etapa - 23/03 - Idosos (60 e + anos) e trabalhador da saúde
2° etapa - 16/04 - Professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e forças de segurança e salvamento
3° etapa - 09/05 - Crianças (6 meses a menores de 6 anos), gestantes, mulheres em fase de pós-parto, indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade.