Topo

Coronavírus: Osasco fecha pronto-socorro com três suspeitos da doença

Pronto-socorro foi fechado em Osasco porque tem três suspeitos de estarem com o novo coronavírus - Felipe Pereira
Pronto-socorro foi fechado em Osasco porque tem três suspeitos de estarem com o novo coronavírus Imagem: Felipe Pereira

Felipe Pereira e Luís Adorno

Do UOL, em Osasco

26/03/2020 20h45

Resumo da notícia

  • O surgimento de três casos suspeitos de covid-19 levou ao fechamento de um pronto-socorro em Osasco
  • O trio foi submetido a exame e o resultado não saiu. Familiares foram colocados em quarentena
  • A unidade de saúde deve ser adaptada a uma UTI para enfrentar a pandemia da covid-19

A identificação de três casos suspeitos de covid-19 levou ao fechamento do Pronto-Socorro Doutor Osmar Mesquita, em Osasco. O UOL apurou que foram realizados exames em todos eles e o trio ficou internado na própria unidade de saúde. A idade, o sexo e a incidência de fatores de risco não foram informados. Aos familiares, foi determinada quarentena.

Não há prazo para a chegada dos resultados. Os pacientes procuraram o pronto-socorro entre quarta e quinta-feira, e a avaliação inicial apontou possibilidade de contaminação. Como se trata de uma pandemia, o local, que realizava cerca de 300 atendimentos por dia, foi fechado. Um cartaz na porta indica outros dois prontos socorros que devem ser procurados.

O UOL tentou contato com a prefeitura e a Secretaria municipal de Saúde de Osasco por telefone e não obteve sucesso. Também foi enviado e-mail solicitando um posicionamento.

O Samu foi informado da medida por um comunicado do município. De acordo com apuração do UOL, autoridades de saúde estudam transformar a atividade fim do pronto-socorro. Como o novo coronavírus já cegou na unidade de saúde, o plano é instalar 20 leitos de UTI no local. Há profissionais, e seria necessária a chegada de equipamentos.

Por enquanto, o local está sem utilização, e são vistos somente funcionários que transitam do lado de dentro com equipamentos de proteção pessoal — máscara, luvas, touca e jaleco.

Além da possibilidade de três casos positivos da covid-19, outra preocupação é criar pânico na população de Osasco. O movimento caiu na rede de saúde, mas há muitas pessoas sem sintomas da doença que procuram a rede de saúde por medo de estarem infectadas.