Topo

Esse conteúdo é antigo

Pernambuco confirma 2 mortes por coronavírus; uma vítima esteve em cruzeiro

Passageiros em navio de cruzeiro atracado em Recife - STRINGER
Passageiros em navio de cruzeiro atracado em Recife Imagem: STRINGER

Do UOL, em São Paulo

26/03/2020 11h58

Resumo da notícia

  • O estado de Pernambuco confirmou hoje duas novas mortes pelo coronavírus, chegando a três no total
  • Uma das vítimas foi um canadense de 79 anos, que estava em um cruzeiro e desembarcou em Recife com sintomas da covid-19
  • O outro caso foi de um morador de Recife, de 69 anos, com histórico de hipertensão
  • A primeira morte em Pernambuco havia sido confirmada ontem pelas autoridades estaduais

O estado de Pernambuco confirmou hoje mais duas mortes devido ao coronavírus, totalizando assim três óbitos, todos em Recife. Uma das vítimas era estrangeira, de acordo com informações da secretaria de saúde do estado. A primeira morte foi registrada ontem.

Ambas as mortes aconteceram na madrugada de hoje no Real Hospital Português. Uma das vítimas era um homem de 69 anos, morador da capital pernambucana, e o outro um canadense passageiro do navio de cruzeiro Silver Shadow, de 79 anos.

O canadense de 79 anos que chegou ao Recife no dia 12 de março, no navio de cruzeiro Silver Shadow, passou mal durante o desembarque e foi internado com febre e sintomas respiratórios (tosse e dificuldade de respirar).

Com histórico de tabagismo e problemas cardíacos, ele foi entubado e levado à UTI, onde não resistiu depois de ser mantido em ventilação mecânica e hemodiálise. Segundo a secretaria, ele fez "uso de medicamentos como o antiviral oseltamivir (tamiflu), indicado para tratar influenza em pessoas com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Também foi utilizada a combinação entre azitromicina e hidroxicloroquina".

Já o morador de Recife, de 69 anos, era hipertenso. Ele viajou para Portugal e Itália e voltou ao Brasil em 10 de março. Dois dias depois, apresentou febre e alteração na ausculta pulmonar, mas foi liberado para isolamento domiciliar. Uma semana depois, no dia 19, ele teve dispneia e insuficiência respiratória e foi entubado e levado à UTI.

O paciente teve melhora momentânea, mas ontem sua função renal piorou, resultando em sua morte na madrugada de hoje. O idoso também foi tratado com uma combinação entre azitromicina e hidroxicloroquina.

Primeira morte

Ontem Pernambuco já havia confirmado sua primeira morte na pandemia. A vítima foi um homem de 85 anos que, no dia 19 de março, apresentou febre, tosse seca, dispneia (dificuldade de respirar) e dor toráxica.

O estado de Pernambuco confirmou até ontem 46 casos oficiais da covid-19, em seis municípios. Um novo boletim deve ser divulgado na tarde de hoje. Em todo o Brasil, o registro oficial do Ministério da Saúde conta 57 mortes, nos dados divulgados ontem.