Topo

Esse conteúdo é antigo

Número de casos do coronavírus no Brasil são subestimados, diz estudo

Brasil já tem quase 3 mil casos confirmados da covid-19 - Ronaldo Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo
Brasil já tem quase 3 mil casos confirmados da covid-19 Imagem: Ronaldo Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

27/03/2020 09h17

A epidemia da covid-19 no Brasil já fez 77 vítimas fatais e contabiliza 2.915 pessoas infectadas, mas isso pode ser apenas a ponta do iceberg. É o que aponta um estudo da publicação científica online Our World In Data. Segundo a pesquisa, países que fazem mais testes do coronavírus têm números maiores de pessoas contaminadas, e o Brasil ainda engatinha nesse quesito.

Enquanto países como a Coreia do Sul e a Alemanha, que têm tido sucesso no combate à transmissão comunitária do vírus, fazem milhares de testes por cada milhão de habitantes, o Brasil tem a estatística de apenas 13,7 testes a cada um milhão de habitantes. Os sul-coreanos, por exemplo, chegam à marca de 6.148, e os alemães ultrapassam o número de 2 mil testes.

O estudo aponta que outro país que vem sofrendo com a covid-19 e também deixa a desejar no número de testes são os Estados Unidos. As estatísticas americanas chegam a ser cerca de 20 vezes menores do que as da Coreia do Sul.

A conclusão da pesquisa é que os testes devem guiar as estratégias de qualquer país no combate à contaminação comunitária. O estudo cita novamente o exemplo da Coreia, que fez um grande número de testes em pouco tempo e conseguiu reduzir a curva de propagação da doença.

"Os testes são cruciais para uma resposta adequada à pandemia", diz a publicação. "Eles permitem que as pessoas saibam que estão contaminadas. Isso pode ajudá-las a receber o cuidado que precisam. E também pode ajudar a tomarem as medidas para reduzir a probabilidade de contaminar outras pessoas. Quem não sabe que está contaminado pode não ficar em casa e por isso contaminar outros".

Mais testes

Nos últimos dias, o governo anunciou que vai ampliar para 22,9 milhões o total de testes disponíveis. Inicialmente, o Ministério da Saúde havia planejado oferecer apenas um milhão de testes, mas depois foi gradativamente aumentando a promessa à medida que a epidemia foi se agravando no país.

Cuidados básicos para se proteger do coronavírus:

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do publicado no segundo parágrafo, o Brasil tem 13,7 testes a cada um milhão de habitantes, e não 13,7 testes per capita. A informação foi corrigida.