Topo

Esse conteúdo é antigo

Mulher grávida com covid-19 e bebê morrem em cesárea na Espanha, diz jornal

A Espanha segue acumulando casos do novo coronavírus e já passou a China em número de infectados - SUSANA VERA/REUTERS
A Espanha segue acumulando casos do novo coronavírus e já passou a China em número de infectados Imagem: SUSANA VERA/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

30/03/2020 08h44

Uma cesárea de emergência terminou com a morte da mãe e do bebê neste domingo na cidade de Corunha, na Espanha. Segundo o jornal espanhol El País, uma mulher de 37 anos deu entrada no Hospital Teresa Herrera com contrações e apresentava febre, por isso fez um teste para detectar a covid-19, que acabou dando positivo posteriormente.

Ainda de acordo com a publicação, a mulher apresentava uma patologia crônica prévia, não especificada pelo jornal. Ela começou a se sentir mal no sábado à noite, com o aumento da febre, sintoma característico da infecção pelo coronavírus.

No domingo pela manhã, quando chegou ao hospital, já foi encaminhada para uma cesárea de emergência, na qual teve complicações e acabou morrendo junto com o bebê, que nasceu morto. O mais provável é que ele não tivesse a covid-19, mesmo não realizando o teste.

Apesar de não haver uma quantidade considerável de dados ainda sobre gestantes com o coronavírus, dois estudos feitos em Wuhan, epicentro da covid-19 na China, apontaram que os bebês parecem sempre escapar da contaminação. Alguns chegaram a apresentar sintomas leves da doença, mas todos nasceram sem o vírus.

A Espanha segue em uma batalha complicada contra a pandemia. Neste domingo, o país europeu superou a China em número casos confirmados, ultrapassando os 85 mil. No último final de semana, foram mais de 800 mortos por dia e o total já chega a 7.340.