Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19: governo zera imposto de equipamentos e manda R$ 9 bi para Saúde

Ronaldo Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo
Imagem: Ronaldo Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

02/04/2020 17h30

O ministro da Casa Civil, Walter Braga Netto, afirmou hoje que o governo federal vai zerar o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para bens utilizados no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

A desoneração será feita por decreto e será temporária, explicou Braga Netto durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto.

O ministro ainda não especificou o tempo de duração da medida nem a lista de todos os equipamentos, mas citou que estão incluídos produtos como luvas utilizadas por profissionais de saúde e termômetros.

Outra medida do governo anunciada por Braga Netto será a publicação de uma medida provisória destinando R$ 9,5 bilhões ao Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde anunciou que subiu para 299 o número de mortes em decorrência do novo coronavírus no Brasil — aumento de 58 mortes em 24 horas, maior número registrado no país no período.

O recorde anterior, que foi anunciado no dia 31 de março, tinha sido de 42 mortes em 24 horas.

A taxa de letalidade é de 3,8%. No total, são 7.910 casos oficiais confirmados no país até agora, segundo o governo, um aumento de 1.074 casos em um dia.