Topo

Mortes suspeitas na região Sudeste superam total oficial de vítimas no país

Coveiros foram treinados para fazer sepultamentos de vítimas fatais do coronavírus em cemitério do Rio de Janeiro - Herculano Barreto Filho/UOL
Coveiros foram treinados para fazer sepultamentos de vítimas fatais do coronavírus em cemitério do Rio de Janeiro Imagem: Herculano Barreto Filho/UOL

Herculano Barreto Filho e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/04/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Região Sudeste tem 295 casos de mortes suspeitas por covid-19 que ainda aguardam resultados de testes
  • Esse número é maior do que os 241 óbitos confirmados pelo Ministério de Saúde no país inteiro até ontem
  • Se os testes confirmarem que essas pessoas foram vítimas do coronavírus, o número de óbitos oficiais pela covid-19 no país aumentaria em 122%
  • E pode ser só a ponta do iceberg. Órgão da prefeitura do Rio registrou 216 mortes que podem ter sido pelo coronavírus

Maior concentração de diagnósticos de covid-19 no Brasil, a região Sudeste tem 295 casos de mortes suspeitas pela doença que ainda aguardam resultados de testes. Esse número é maior do que os 241 óbitos confirmados pelo Ministério de Saúde no país inteiro até ontem. E a quantidade de vítimas suspeitas de terem o novo coronavírus pode ser ainda maior, segundo dados de funerárias e cemitérios do Rio de Janeiro e de São Paulo.

De acordo com o Ministério da Saúde, 81% dos óbitos por covid-19 no país (ou seja, 195 mortes) ocorreram na região Sudeste, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais — o Espírito Santo não teve vítima fatal.

A pasta não divulga o número de mortes suspeitas por coronavírus que ainda necessitam de testes. Isso porque depende das informações passadas pelas secretarias de saúde de cada estado, e nem todas têm esses dados discriminados, segundo pesquisa do UOL. Mas as secretarias do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Minas Gerais estão registrando as mortes que são suspeitas por coronavírus que ainda esperam exames.

"Tem em torno de 200 (mortos) esperando em São Paulo, aguardando a rodagem da testagem. Se será 5%, 1% de infectados, vai agregar no dia a dia. Quando tivermos esse passivo zerado, vamos ter a dinâmica [da doença]. São números que estamos monitorando muito de perto", afirmou ontem o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em entrevista coletiva.

"Muita gente pergunta: 'Esses óbitos não vão ficar sem investigação?'. Não vão ficar. Vamos investigar. O material foi coletado e está em análise", completou João Gabbardo, secretário-executivo do ministério.

Em São Paulo, o número divulgado ontem foi de 201 testes realizados em mortos que aguardam análise sobre o coronavírus; no Rio, foi de 49, e em Minas Gerais, 45. Ou seja, um total de 295 mortes suspeitas de terem ocorrido devido à doença covid-19. Se os testes confirmarem que essas pessoas foram vítimas do coronavírus, o número de óbitos oficiais pela covid-19 no país aumentaria em 122%.

"Nesse momento, é preciso acumular o maior número de dados para um possível controle do sistema [de saúde]. Se não tivermos uma boa notificação, não vamos traçar as melhores estratégias de prevenção", analisou o infectologista Edimilson Migowski, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Ponta do iceberg

Mas essa pode ser só a ponta do iceberg. A coordenadoria de cemitérios da prefeitura do Rio de Janeiro registrou 216 pessoas mortas que podem ter sido infectadas pelo coronavírus. O levantamento, feito a pedido do UOL, levou em consideração o que consta nos atestados de óbito encaminhados para os 21 cemitérios públicos e particulares do Rio de Janeiro. Segundo a prefeitura, foram feitas coletas para os exames a serem realizados pelos estados.

Desses registros, 174 constavam como casos prováveis de coronavírus e outros 42 apontavam causa indeterminada de morte, em decorrência de problemas respiratórios. Mas os números podem ser bem mais expressivos.

Na madrugada de terça-feira (31), uma idosa de 91 anos morreu com pneumonia e sepse pulmonar — cemitérios do Rio. Embora estivesse com sintomas compatíveis com um caso suspeito de coronavírus, o dado não foi incluído no atestado de óbito. Segundo parentes, não houve coleta para verificar se ela contraiu ou não o vírus. O mesmo ocorreu com uma senhora de 61 anos, vítima de uma infecção respiratória aguda na última sexta-feira (27).

Uma reportagem da Folha de S. Paulo mostrou quadro similar entre as funerárias de São Paulo: são entre 30 e 40 casos de mortos com suspeita de covid-19 por dia. Estão à espera de testes a serem realizados pelo Instituto Adolfo Lutz, que está sobrecarregado com exames.

"O que temos são dois fenômenos distintos. Uma é a subnotificação em si — casos de covid-19 leves que não entram nos registros. Mas, em cima disto, tem o atraso de notificação, que é devido ao represamento de exames, que ainda não foram analisados. Isso faz com que o fluxo de casos confirmados seja um reflexo sobretudo do represamento de exames, e não tanto da epidemia em si. Estamos em voo cego neste momento", analisou Roberto Kraenkel, físico da Unesp que trabalha no projeto "Observatório de COVID-19", projeto que reúne diversas universidades para acompanhar a progressão da doença.