Topo

Esse conteúdo é antigo

Hospital de SP registra diagnóstico de covid-19 em dois recém-nascidos

Casos aconteceram no Hospital e Maternidade Santa Joana; um dos bebês foi para a UTI neonatal, enquanto o outro recebeu alta e foi para casa - Divulgação
Casos aconteceram no Hospital e Maternidade Santa Joana; um dos bebês foi para a UTI neonatal, enquanto o outro recebeu alta e foi para casa Imagem: Divulgação

Emanuel Colombari

Do UOL, em São Paulo

08/04/2020 14h54

Dois recém-nascidos foram diagnosticados com o novo coronavírus no Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo. A informação foi divulgada ontem pela Rede Globo e confirmada hoje pelo UOL com a assessoria da instituição.

No caso mais grave, o bebê apresentou sintomas e foi isolado — atualmente, está em uma UTI neonatal do hospital. O outro caso foi de um recém-nascido assintomático, que recebeu alta e já foi para casa.

Segundo relatou o hospital em nota, um primeiro recém-nascido apresentou sintoma gastrointestinal, "sinal atípico da doença e relatado na literatura como menos frequente". Este bebê foi diagnosticado com a covid-19.

Outros três bebês que estavam com ele na UTI neonatal também passaram por testes. Um deles também recebeu o diagnóstico positivo, mas assintomático, e recebeu alta na manhã do último sábado.

"O recém-nascido que permanece internado está isolado em UTI neonatal exclusiva, sem proximidade com pacientes, e seu quadro é estável", informou a instituição.

Ainda no local, uma paciente com 32 semanas de gestação deu entrada com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o que levou à antecipação do parto. No entanto, o bebê não sobreviveu frente ao quadro da mãe.

Confira a nota enviada pelo Hospital e Maternidade Santa Joana:

O Hospital e Maternidade Santa Joana tem ciência da sua responsabilidade frente à pandemia da covid-19 e, por isso, desde o início criou um Comitê de Crise formado por infectologistas, obstetras e enfermeiros, além da diretoria e outros executivos, incluindo a área de suprimentos, que se reúnem de forma virtual diariamente para discutir e atualizar condutas e protocolos da maternidade em relação ao novo coronavírus com o objetivo de priorizar a segurança de pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde.

Em relação à estrutura da maternidade, foram criadas áreas específicas para receber pacientes com casos suspeitos ou confirmados de covid-19, desde a triagem na recepção, onde são orientados quanto ao uso da máscara, e seguindo para o Pronto Atendimento exclusivo separado da rotina, além de quartos de internação, UTI Adulto e UTI Neonatal. É importante ressaltar que o Santa Joana não é um hospital geral e atende exclusivamente mulheres e neonatos.

Os casos identificados de covid-19 estão dentro da expectativa da Instituição por ser uma maternidade de grande porte e que realiza volume alto de partos por mês devido a sua estrutura para receber também casos de gestação de alta complexidade. As gestantes que passaram pela maternidade e testaram positivo para a covid-19 estão em isolamento domiciliar por apresentar quadro leve da doença e se recuperando dentro do esperado.

Também, o preparo da equipe multidisciplinar permitiu investigar e diagnosticar rapidamente o primeiro caso positivo da covid-19 em um recém-nascido, que apresentou sintoma gastrointestinal - sinal atípico da doença e relatado na literatura como menos frequente. Na UTI Neonatal havia mais três bebês com quem dividia o mesmo ambiente e todos foram submetidos ao teste para diagnóstico da covid-19, sendo que dois deles resultaram em testes negativos e um deles resultou em teste positivo, este porém com quadro assintomático da doença e que recebeu alta na manhã de sábado, 4 de abril de 2020.

O recém-nascido que permanece internado está isolado em UTI Neonatal exclusiva, sem proximidade com pacientes, e seu quadro é estável. O Santa Joana registrou também a entrada da paciente com 32 semanas de gestação e quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), e, por isso, houve necessidade de antecipar o parto e o feto não sobreviveu em consequência da gravidade do quadro de saúde materno.

Assim como os órgãos oficiais de saúde vêm alertando, nas próximas semanas há previsão do crescimento do número de casos de covid-19 no país e, consequentemente, aumenta a probabilidade de gestantes e bebês com suspeita ou diagnóstico da doença. Com isso, o Santa Joana reafirma que segue todos os protocolos e orientações do Ministério da Saúde (MS) e, para os casos confirmados como positivos da covid-19 ou óbitos, comunica primeiramente as autoridades epidemiológicas do Município e do Estado de São Paulo.

O Hospital realiza a gestão de todos os recursos necessários para o enfrentamento da pandemia da COVID-19 e reitera o compromisso com a transparência e segurança de todos que passam pela maternidade, além de reforçar seu trabalho para continuidade da excelência no atendimento do binômio materno-fetal e garantia de uma assistência segura e humanizada.