Topo

Apenas 3 de 52 cidades monitoradas em SP atingem ideal de 70% de isolamento

Homem caminha pelo centro de São Paulo - Alexandre Schneider/Getty Images
Homem caminha pelo centro de São Paulo Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images

Marcelo Oliveira

Do UOL, em São Paulo

13/04/2020 21h12

Resumo da notícia

  • Somente três cidades, entre 52 monitoradas, atingiram o nível de isolamento ideal
  • Índice de isolamento é medido com base em dados de movimentação obtido com as companhias de telefonia móvel
  • Cidades que atingiram a marca têm população entre 120 e 175 mil habitantes e juntas somam 44 casos de covid-19 e duas mortes
  • Da lista de 52 cidades, Cubatão registrou a pior adesão ao isolamento no domingo, com apenas 40%

Apenas três de 52 cidades monitoradas pelo Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo do Estado de São Paulo, que utiliza dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento da população e apontar a eficácia das medidas de restrição, atingiram no domingo o índice de 70% de isolamento, considerado ideal para controlar a disseminação de covid-19.

Segundo o governo do Estado, caso a taxa continue baixa, o número de leitos disponíveis no sistema de saúde não será suficiente para atender a população.

Hoje (13), o governo estadual anunciou mais cedo que a adesão ao isolamento havia atingido 59% neste domingo (12), o melhor índice desde que o dado passou a ser divulgado, no último dia 10 de abril. Quando o índice começou a ser divulgado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, a adesão estava em 47%.

Poucos casos

O índice de 70% foi atingido por três cidades que não ultrapassam 200 mil habitantes: Itapecerica da Serra (76%) e Ribeirão Pires (72%), ambas na região metropolitana de São Paulo, e Itatiba (71%), na região metropolitana de Campinas.

Juntas, as três localidades somavam 44 casos da doença e duas mortes por covid-19 no boletim estadual divulgado domingo (12). Itapecerica tem 27 casos e 1 morte, Ribeirão Pires, 16 casos, e Itatiba, 1 caso, com um óbito.

A maior das três cidades é Itapecerica da Serra, com 175 mil habitantes, segundo a estimativa do IBGE de 2019,onde a comemoração de um aniversário em família pode ter contaminado 14 pessoas e matado três delas. A menor das três cidades é Itatiba, com 120 mil habitantes.

Novas na lista

As três cidades que superaram a marca dos 70% estão entre os 12 municípios que passaram a compor a lista no monitoramento desse domingo. Até então, a lista continha 40 cidades do Estado.

Entre as já monitoradas, o melhor índice de adesão ao isolamento foi obtido por São Vicente, na Baixada Santista, com 68%, seguida de Itaquaquecetuba e Diadema, ambas na Grande São Paulo, com 67% e 65% de adesão, respectivamente.

Piores adesões

O pior índice do Estado foi obtido por Cubatão, na Baixada Santista, com apenas 40% de adesão. A segunda pior cidade do ranking foi Cosmópolis, com 48%, na Região Metropolitana de Campinas. Ambas as cidades entraram na lista do monitoramento de domingo.

Entre as cidades já monitoradas, os piores desempenhos foram os de Limeira e Salto de Pirapora, ambas com 51% de adesão, seguidas por Presidente Prudente, com 52%.

Todas as 40 cidades já monitoradas apresentaram uma melhoria na adesão ao isolamento entre sábado e domingo. Na capital, a adesão, segundo o monitoramento, subiu de 54% para 58% durante o final de semana.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado na legenda da foto, a rua que aparece na imagem é a Direita, e não a São Bento. O texto foi corrigido.