Topo

Esse conteúdo é antigo

Bebê de 7 meses com Down e cardiopatia morre por covid-19 no Recife

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

13/04/2020 19h45

Um bebê com sete meses de vida, do sexo masculino e com síndrome de Down morreu ontem na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de um hospital do Recife vítima do novo coronavírus. A informação foi divulgada hoje no boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Pernambuco.

Segundo a pasta, o menino morava no Recife e tinha, além de síndrome de Down, hipertensão pulmonar e cardiopatia congênita.

O relato da família conta que ele apresentou febre, tosse e cansaço no dia 4 de abril. Um dia depois, foi levado ao Imip (Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira), onde foi feita a coleta do material biológico.

Ainda de acordo com a secretaria, no dia 8 ele foi transferido para o Hospital Correia Picanço, onde ficou internado na UTI. No mesmo dia saiu o resultado positivo para covid-19.

Um dia depois, o quadro de saúde se agravou, e o bebê precisou ser intubado. "Durante seu tratamento, utilizou antibióticos, como azitromicina. Também fez uso da hidroxicoloroquina. A criança evoluiu para um quadro de choque séptico e veio a óbito no domingo (12)", diz o boletim.

O boletim de hoje informou que foram 194 novos casos da covid-19 confirmados em 24h, fazendo com que o estado de Pernambuco totalize 1.154 casos oficias da doença. Desses, 708 estão em isolamento domiciliar e 287 internados —sendo 55 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 232 em leitos de enfermaria. Além disso, o boletim aponta 57 pacientes já recuperados da doença.

Ao todo, 102 pessoas morreram pela covid-19 no estado.