Topo

Brasil já tem mais de 1.000 cidades com casos de covid-19 confirmados

25.mar.2020 - Movimentação no centro da cidade de São Paulo  - DANILO M YOSHIOKA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
25.mar.2020 - Movimentação no centro da cidade de São Paulo Imagem: DANILO M YOSHIOKA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

15/04/2020 04h00

Resumo da notícia

  • São 1.002 cidades com registros de infectados por coronavírus, segundo dados estaduais
  • Aos menos 253 desses municípios têm mortes em decorrência da doença
  • Piores concentrações de casos por milhão de habitantes estão no Amazonas (323,7) e no Amapá (318,3)
  • Dados estaduais mostram que o coronavírus se espalhou para quase todas as grandes cidades do país

O Brasil atingiu ontem a marca de 1.002 municípios com casos confirmados de covid-19, segundo boletins das secretarias estaduais de Saúde contabilizados pela empresa de dados Lagom Data.

De acordo com o levantamento, houve mortes registradas em 253 cidades. "As piores concentrações de casos confirmados por milhão de habitantes estão no Amazonas (323,7) e no Amapá (318,3). Isso tira a força da noção de que o calor 'mata o vírus'", afirma o boletim da Lagom Data.

Segundo o boletim divulgado nesta terca-feira pelo Ministério da Saúde, 25.262 casos de covid-19 foram confirmados no país, com 1.532 mortes registradas.

Os dados estaduais revelam que em pouco mais de um mês, o coronavírus se espalhou para quase todas as grandes cidades do país, atingindo as 27 unidades da federação.

"O Brasil tem 324 cidades com mais de 100 mil habitantes, e há casos de coronavírus registrados em 315 delas. Há registros da covid-19 também em 60% das cidades entre 50 e 100 mil habitantes", diz o jornalista Marcelo Soares, fundador e diretor da Lagom Data.

Segundo Soares, há distinções na forma como os dados são computados, o que impacta tanto os números de casos, como a taxa de letalidade. "Se um estado testa prioritariamente os casos graves (caso de São Paulo) e outro testa mais casos leves (caso do Ceará, aparentemente), a taxa de letalidade vai ser mais alta no primeiro do que no segundo", afirma.

Outra entidade que está trabalhando com dados sobre covid-19 é a Brasil.Io, que faz um detalhamento de incidência da doença por habitantes.

Os dados revelam, por exemplo, que há cidades com incidência muito acima do outras, como é o caso de Manacapuru, na região metropolitana de Manaus, que tem uma incidência de 89 casos por cada 100 mil habitantes — o maior índice entre os maiores municípios do país.