Topo

Esse conteúdo é antigo

OMS nomeia Fiocruz como referência para testes da covid-19 nas Américas

Analista do laboratório da Fiocruz estuda amostra de teste de covid-19, o novo coronavírus - Carl de Souza/AFP
Analista do laboratório da Fiocruz estuda amostra de teste de covid-19, o novo coronavírus Imagem: Carl de Souza/AFP

Do UOL, em São Paulo

15/04/2020 08h16

A OMS (Organização Mundial da Saúde) designou o Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) como laboratório de referência para testes de confirmação da covid-19 nas Américas. Com a nomeação, a unidade passa a realizar exames para confirmar casos da doença na região, além de integrar a rede de especialistas em laboratório da entidade.

"Sermos escolhidos como um dos dois laboratórios de referência nas Américas é um reconhecimento não apenas do nosso Laboratório, mas da Fiocruz pelo trabalho realizado, ao longo de décadas, com vírus respiratórios, fortalecendo e consolidando o Sistema Único de Saúde e contribuindo para a promoção da saúde e da qualidade de vida da população brasileira", diz Marilda Siqueira, chefe do Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo.

O primeiro laboratório nomeado regionalmente como referência pela OMS foi o Laboratório do Centro de Controle de Doenças (CDC), dos Estados Unidos. "Quando um laboratório recebe essa designação, ele não somente faz análises pontuais o rotineiras do novo vírus, mas ele tem um componente de pesquisa científica muito importante", completa Marilda.

Desde a emergência do novo coronavírus (Sars-CoV-2), o laboratório já vem atuando no diagnóstico de amostras e na capacitação de equipes para análises laboratoriais, incluindo treinamentos de profissionais dos laboratórios públicos do Brasil e de países da América Latina.

Agora, coma nomeação de laboratório de referência para a covid-19 nas Américas, a unidade deverá apoiar os laboratórios da região, especialmente de países de média e baixa renda; realizar o sequenciamento genético de amostras para referência global; acompanhar a evolução do vírus e identificar mutações que possam ser relevantes para testes de diagnóstico, desenvolvimento de vacina e tratamentos; desenvolver e implementar métodos de ponta para ensaios.

Nos últimos anos, o laboratório atuou ainda como referência nacional para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e ebola.