Topo

Esse conteúdo é antigo

Novo ministro da Saúde quer união entre poderes para combater coronavírus

16.abr.2020 - O oncologista Nelson Teich, novo ministro da Saúde, durante pronunciamento no Palácio do Planalto - Alan Santos/Presidência da República
16.abr.2020 - O oncologista Nelson Teich, novo ministro da Saúde, durante pronunciamento no Palácio do Planalto Imagem: Alan Santos/Presidência da República

Colaboração para o UOL

16/04/2020 21h14

Em entrevista ao programa "Pingos nos Is", da rádio Jovem Pan, o novo ministro da Saúde, o oncologista Nelson Teich, comentou sobre os rumos da sua gestão e destacou a preocupação de trabalhar junto a ministérios e poderes para alinhar medidas de combate ao novo coronavírus.

"Vou avaliar e entender o impacto das alterações econômicas na vida e na saúde das pessoas. Tudo que for feito de emprego, economia, eu vou trabalhar para traduzir isso e o quanto vai influenciar na qualidade de vida e a mortalidade das pessoas", disse.

O ministro afirmou ainda que precisará detalhar a situação atual dos atendimentos médicos no país, já que muitas pessoas deixam de procurar auxílio por medo de exposição ao coronavírus, o que pode prejudicar e atrasar diagnósticos de outras doenças.

"A gente não sabe o impacto que [a covid-19] pode ter na doença cardiovascular, o quanto pode atrasar. Não sabemos o impacto na capacidade diagnóstica do sistema para câncer, por exemplo, podendo diminuir as chances de cura. Trabalhando junto com os ministérios, vamos equilibrar isso para que as decisões da economia levem muito em consideração o que acontece hoje", explicou.

O oncologista também ressaltou que não é possível trabalhar sem unificar as decisões com o Judiciário, governadores e prefeitos.

"Não tem como fazer um programa para um país sem envolver os estados e municípios. O governo federal vai ajudar a desenhar para que tudo funcione dentro de regras corretas, mas qualquer projeto da saúde é federal, estadual e municipal. É impossível desenhar um programa de qualidade que chegue nas pessoas sem ser dessa forma", finalizou.