Topo

Esse conteúdo é antigo

Carga com meio milhão de testes para covid-19 chega a SP da Coreia do Sul

Aiuri Rebello*

Do UOL, em São Paulo

18/04/2020 12h49

Um carregamento de mais de meio milhão de testes para a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, chegou a São Paulo na madrugada deste sábado (18).

Os 575 mil kits de testagem para a doença comprados pelo Instituto Butantan, do governo de SP, chegaram da Coreia do Sul ao aeroporto de Viracopos, em Campinas.

Ao todo, foram adquiridos 1,3 milhão de testes a um custo de R$ 85 milhões. Os outros 725 mil kits já haviam sido entregues na terça-feira (14).

Os testes serão usados pela Plataforma de Laboratórios para Diagnóstico de covid-19, coordenada pelo Butantan, em uma rede de 38 laboratórios habilitados, entre públicos, privados e universitários.

O governo de SP diz que está sendo realizada uma força-tarefa para zerar a demanda reprimida e, com isso, ter o resultado dos exames em até 48 horas a partir da chegada da amostra no laboratório.

Até sexta-feira (17), segundo a Secretaria Estadual da Saúde, 9.400 amostras ainda estavam na fila de espera para realização dos testes. O Estado tem 12,8 mil casos confirmados.

A prioridade é para análise de amostras relativas a óbitos, casos graves e de profissionais da área da saúde. Quando em plena capacidade, a Plataforma de Laboratórios poderá realizar até 8.000 testes do tipo RT-PCR para coronavírus por dia, diz o governo.

"Estamos ampliando de forma expressiva a rede de testagem, para que os resultados saiam mais rapidamente e consigamos, desta forma, termos uma dimensão melhor da epidemia em nosso Estado", afirma Dimas Tadeu Covas, diretor do Instituto Butantan e responsável pela Plataforma de Laboratórios.

O avião aterrissou no estado às 4h50. A carga deve seguir para um depósito do Butantan em Guarulhos, na Grande São Paulo. O avião, vindo da Coreia do Sul, fez uma escala na Alemanha antes de chegar ao Brasil.

Segundo a DHL, transportadora que fez o frete, o material para os testes veio em uma refrigeração de - 20ºC, supervisionado por farmacêuticos.

* (com informações da Agência Estado)