Topo

Esse conteúdo é antigo

Em colapso, AM recebe 15 novos respiradores; CE e PE também são atendidos

iStock
Imagem: iStock

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, em Brasília

19/04/2020 10h31

Com o sistema de saúde colapsado em razão da pandemia do coronavírus, o Amazonas receberá do governo federal 15 novos respiradores, segundo anunciou hoje o ministro da Saúde, Nelson Teich.

De acordo com ele, o Ceará, 3º estado com mais casos de covid-19 no país, também receberá 15 aparelhos. Já Pernambuco ficará com dez.

Teich afirmou que os respiradores foram produzidos no Brasil e serão remetidos aos estados ainda neste domingo. O transporte de equipamentos, insumos e materiais tem sido realizado por aeronaves da Força Aérea Brasileira.

O Amazonas é uma das unidades da federação que mais tem enfrentado problemas no atendimento a pacientes com covid-19. Faltam leitos de UTI, respiradores e recursos humanos. Os hospitais do estado estão lotados e há dificuldades para armazenar corpos de vítimas.

Cadáveres em contêineres

Segundo reportagem de "O Estado de S.Paulo", o governo do AM está equipando as unidades da rede pública de saúde com contêineres frigoríficos para acondicionamento de corpos. Com a situação de colapso no sistema, o Executivo estadual já prevê "convulsão" e "revolta", de acordo com o jornal.

Na quinta-feira (16), vídeo divulgado por profissionais do plantão do hospital estadual João Lúcio, em Manaus, repercutiu nas redes sociais e assustou a população. As imagens mostram pacientes e corpos dividindo o mesmo espaço.

Quem filma circula entre os leitos com corpos dispostos lado a lado. O vídeo mostra ao menos dez mortos. Ontem, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), em entrevista à Rádio Tiradentes, em Manaus, afirmou que todas as unidades da capital passarão a contar com contêineres frigoríficos para abrigar corpos de vítimas da covid-19.

Lima disse ainda que o governo opera no limite ao se referir às UTIs e admitiu que em alguns dias não terá mais como atender às pessoas nem onde colocar cadáveres. Até bombeiros militares foram convocados para atuar em hospitais.

Teich no G20 - Divulgação/Ministério da Saúde - Divulgação/Ministério da Saúde
Teich conversa com ministros da Saúde dos países do G20
Imagem: Divulgação/Ministério da Saúde

Teich no G20

Recém-admitido para o cargo, o ministro da Saúde, Nelson Teich, participa na manhã de hoje de uma reunião do G20, grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo, para debater ações de enfrentamento à pandemia do coronavírus.

Na prática, essa é a primeira agenda do novo ministro, que tomou posse na última sexta-feira (17) em substituição a Luiz Henrique Mandetta (DEM).

Participam do encontro, realizado por meio de videoconferência, Teich e os ministros da Saúde dos demais países que compõem o G20. Entres as nações estão Brasil, África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia, além da União Europeia.

"Juntos, representam 90% do PIB mundial, 80% do comércio internacional e dois terços da população mundial", informou o Ministério da Saúde do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).