Topo

Esse conteúdo é antigo

Empresa prioriza ministério e não entrega respiradores a PE, diz secretário

15/04/2020 - Coronavírus: paciente com máscara de proteção chega de ambulância em hospital de Recife (PE) - Veetmano Prem/Fotoarena/Estadão Conteúdo
15/04/2020 - Coronavírus: paciente com máscara de proteção chega de ambulância em hospital de Recife (PE) Imagem: Veetmano Prem/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

21/04/2020 19h21

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, afirmou hoje que 30 respiradores comprados pelo estado e que deveriam ter chegado até ontem ainda não foram entregues. Segundo o gestor, a empresa é a mesma que fornece os equipamentos ao Ministério da Saúde e alegou que a prioridade é entregar ao governo federal.

O contrato do estado com a empresa prevê a compra de um total de 100 respiradores para ajudar na criação de novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e dar conta da demanda de pacientes em estado grave. Hoje, dos 319 leitos destinados à covid-19, 99% estão ocupados, o que faz com que exista uma fila de espera por vaga.

"Era para hoje estarmos instalando esses equipamentos, o que infelizmente não se concretizou", disse Longo. "Estamos em contato com o ministro da Saúde [Nelson Teich], porque a empresa diz que não nos entrega porque tem que dar prioridade às entregas do Ministério da Saúde. Entendemos que esse nosso esforço [em criar mais vagas] pode ser reconhecido com a liberação desses 100 respiradores para Pernambuco, que podem fazer uma diferença muito grande em salvar vidas aqui."

A reportagem do UOL entrou em contato com o Ministério da Saúde para saber se a pasta atenderá o pedido de Pernambuco para liberação dos respiradores e aguarda retorno.

O secretário defendeu que, como o contrato foi assinado antes de o ministério requisitar os equipamentos, a entrega "deve ser honrada", para que Pernambuco consiga dar conta da "situação crítica" que se encontra pela falta de vagas de UTI. "Nós temos leitos, mas precisamos de equipamentos", afirmou.

Ontem, na reunião dos governadores do Nordeste com o ministro Nelson Teich, Pernambuco solicitou ao ministério mais respiradores para abrir novos leitos de terapia intensiva. "Mandamos a ele nossas projeções, que mostram a necessidade desses equipamentos. Neste final de semana, o ministério mandou 20 respiradores, que já estão em operação, e nós agradecemos. Mas precisaremos de mais", disse o secretário.

Além dos respiradores produzidos no Brasil, o governo do estado conta que ainda espera receber 250 equipamentos de uma empresa da China.

Conserto de equipamentos

Também no esforço para tentar dar conta da demanda crescente de pacientes, o estado contou com uma força-tarefa de empresas de manutenção para consertos dos respiradores que o estado já tem. "O respirador é o item que mais nos falta, e com esse esforço conseguimos colocar 70 deles em atividade."

Apesar da ocupação quase total dos leitos, André Longo diz que é cedo para falar em colapso do sistema de saúde. "Todos os esforços trabalham na perspectiva da abertura de leitos, por isso não aceitamos ainda falar em colapso. É fato que alguns pacientes poderiam estar melhor assistidos se estivessem numa UTI, mas ainda temos como atender a todos", garantiu.

Hoje, Pernambuco confirmou 218 novos casos da covid-19, totalizando 2.908 até agora. Também foram confirmadas 26 novas mortes, passando a totalizar 260 por conta do novo coronavírus.

Covid-19: Periferia de SP concentra maior número de vítimas

Band Notí­cias