Topo

Esse conteúdo é antigo

PE: 1,8 mil são convocados para lugar de profissionais de saúde infectados

15/04/2020 - Profissionais do SAMU são testados para coronavírus em Recife (Pernambuco) - Veetmano Prem/Fotoarena/Estadão Conteúdo
15/04/2020 - Profissionais do SAMU são testados para coronavírus em Recife (Pernambuco) Imagem: Veetmano Prem/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

22/04/2020 21h05

A Secretaria de Saúde de Pernambuco vai publicar um edital amanhã convocando 1.092 médicos diaristas, 75 médicos de grupos de risco para atuar em domicílio pelo aplicativo e 702 profissionais de outras áreas da saúde. A convocação é para suprir a necessidade crescente de profissionais de saúde afastados por contaminação com o novo coronavírus no estado.

Esses profissionais, segundo anunciou hoje o secretário de Saúde André Longo, são servidores que vão iniciar o processo de substituição de profissionais que estavam na linha de frente no combate ao novo coronavírus, mas adoeceram de covid-19.

No estado, até o momento, 1.193 profissionais tiveram covid-19 confirmado em testes laboratoriais, o que corresponde a mais de ⅓ do total de casos em Pernambuco, que vem priorizando a testagem de todos profissionais de saúde com sintomas grupais.

"Esses são profissionais que estavam atuando em ambulatórios, nas situações eletivas, passarão a ser convocados para a linha de frente. Nesse processo, identificamos mais de mil profissionais que serão chamados para ajudar nesse processo de substituição de profissionais", diz André Longo.

Pernambuco anunciou hoje a confirmação de 390 novos casos da covid-19, o maior número registrado em um período de 24 horas no estado desde o início da pandemia. Também foram confirmadas 22 novas mortes por conta do novo coronavírus. O estado já totaliza 3.298 casos confirmados, com 282 mortes.

Mesmo ampliando diariamente a oferta de leitos, o estado informou hoje que está 98% da capacidade (327 (leitos) de ocupação em novas UTIs (unidades de terapia intensiva).