Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: aviões poderão transportar pacientes em macas de isolamento

Nova regra se refere a sistemas e dispositivos de isolamento de pacientes em aviões - iStock
Nova regra se refere a sistemas e dispositivos de isolamento de pacientes em aviões Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

23/04/2020 08h16

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) autorizou, em caráter excepcional, o transporte de pacientes da covid-19 em dispositivos/macas de isolamento (Patient Isolation Device). A determinação é temporária e foi feita em decorrência da situação de emergência causada pelo novo coronavírus.

A nova regra, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, se refere aos sistemas que permitem que o paciente fique protegido durante a viagem e evitam que outras pessoas possam ser contaminadas em casos de doenças como a covid-19.

Em geral, esses dispositivos possuem maca, barreira transparente que veda o local em que o paciente se encontra e sistema de ventilação. O passageiro não tem contato com nada do ambiente externo e quem está ao redor também fica protegido.

Segundo a autorização, os equipamentos que garantem o isolamento dos pacientes devem prover a contenção adequada para condições normais de voo, devem ter fixação adequada à base do sistema médico instalado na aeronave e o volume de oxigênio deve ser dosado para que o passageiro possa usá-lo durante o maior percurso possível da viagem.

Apesar da decisão, a nova regra prevê que, caso o piloto em comando considere que o uso dos equipamentos pode colocar em risco a segurança do voo e de terceiros, o transporte de pacientes nestas condições fica vetado.