Topo

Isolamento no Estado de SP se mantém em 48% e apenas 4 cidades superam 60%

Manifestantes desrespeitam isolamento social e fazem ato pró-Bolsonaro e anti-Doria em São Paulo, no dia 19 - Aiuri Rebello/UOL
Manifestantes desrespeitam isolamento social e fazem ato pró-Bolsonaro e anti-Doria em São Paulo, no dia 19 Imagem: Aiuri Rebello/UOL

Marcelo Oliveira

Do UOL, em São Paulo

25/04/2020 19h32

Resumo da notícia

  • Pelo terceiro dia seguido, Estado de SP manteve índice de isolamento em 48%
  • Apenas 4 cidades superaram os 60% de isolamento
  • São Sebastião, no litoral norte, voltou a apresentar o melhor desempenho, com 66%
  • A Capital manteve-se na média do Estado, com 48% de adesão ao isolamento

Pelo terceiro dia seguido, o Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo do Estado de São Paulo, que mede o grau de isolamento da população do Estado em cumprimento à quarentena determinada para evitar o colapso do sistema de saúde por causa da pandemia do novo coronavírus, registrou 48% de adesão ao isolamento.

O índice considerado ideal é de 70%, mas diante da baixa adesão, as autoridades já tem dito que 60% é um bom número. Das 104 cidades com mais de 70 mil habitantes do Estado de São Paulo, que são monitoradas pelo SMI, apenas 4 superaram os 60% de adesão.

Mais uma vez São Sebastião liderou o ranking, com 66%, seguida de Ubatuba (64%) e Lorena e Cruzeiro, empatadas com 62%.

A Capital manteve-se na média do Estado e registrou também 48% de adesão nos últimos três dias. A cidade está fora do ranking das 20 cidades com mais adesão ao isolamento.

O sistema utilizado pelo governo de São Paulo analisa os dados das operadoras de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social.

Segundo o governo, os dados são "anonimizados" e não desrespeitam a privacidade dos usuários de telefonia.