Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: Últimas notícias e o que sabemos até esta segunda-feira (27)

Do UOL, em São Paulo

27/04/2020 13h29Atualizada em 27/04/2020 16h55

Em meio aos elevados números de mortes e casos oficiais de coronavírus no Brasil, os bastidores do Palácio do Planalto seguem dominando o noticiário do país, em temas que influem diretamente no enfrentamento da crise advinda da pandemia. Depois da demissão de Sergio Moro do ministério da Justiça, agora o é o dono da pasta da Economia, Paulo Guedes, que tem o nome cotado para uma saída. Hoje, Jair Bolsonaro afirmou que Guedes é quem manda no tema.

Guedes, em teoria, é quem comanda os esforços do Brasil para combater a crise econômica causada pela paralisação global causada pela covid-19. O presidente buscou hoje recuperar a moral do ministro e disse que "um só homem" decide os rumos nessa área: "Ele se chama Paulo Guedes".

Os atritos entre eles surgiram na esteira do lançamento do plano "Pró-Brasil", que deverá elevar os gastos públicos para acelerar a retomada pós-pandemia do coronavírus, capitaneado pelo chefe da Casa Civil, o general Walter de Souza Braga Netto.

Sem aumento, diz Guedes

A fala de hoje se veio na tradicional saída de Bolsonaro para o Palácio do Planalto. Desta vez, ele esteve acompanhado de ministros, entre eles o próprio Guedes, que falou à imprensa e apoiadores do presidente, pedindo "colaboração" de funcionários públicos em pedidos de aumento.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu hoje que os funcionários públicos "colaborem com o Brasil" e fiquem um tempo sem pedir aumento.

"Precisamos que o funcionalismo público mostre que está com o Brasil, que vai fazer um sacrifício pelo Brasil, não vai ficar em casa trancado com a geladeira cheia assistindo a crise enquanto milhões de brasileiros estão perdendo empregos. Eles vão colaborar, vão ficar sem pedir aumento por um tempo", disse o ministro.

Ele disse que não defende perda de direitos. "Ninguém vai tirar, o presidente disse que ninguém tira direito, salário, ninguém encosta em nenhum direito que existe hoje, mas por atenção aos brasileiros não peçam aumento por um ano e meio, contribuam com o Brasil", apelou Guedes.

Enquanto isso, a segunda parcela dos R$ 600 de auxílio emergencial começaria a ser entregue hoje, mas foi adiada e não há previsão de quando ocorrerá.

Mortes no Brasil

De acordo com os dados divulgados no Brasil nesta tarde, subiu para 4.543 o número de mortes pelo novo coronavírus no Brasil — aumento de 338 óbitos em 24 horas.

No total, são 66.501 casos oficiais no país, segundo os dados mais recentes do ministério, com 4.613 novos casos. Segundo a pasta, ao menos 27.531 pacientes estão em acompanhamento e mais de 30.152 já se recuperaram. 1.322 óbitos seguem em investigação.

Recorde em Manaus

Uma das cidades com situação mais preocupante no país, Manaus registrou ontem o maior número de enterros em um dia na cidade. São de vítimas com casos confirmados e suspeitos do novo coronavírus. De acordo com o informe divulgado pela Prefeitura de Manaus, foram 140 sepultamentos no domingo, além de duas cremações. O número passa a ser o maior desde o início da pandemia.
Dos 142 óbitos, 41 aconteceram na casa das vítimas e 10 tiveram a confirmação da causa da morte por covid-19.

Mandetta: Bolsonaro "exonerou" a ciência

Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde, falou sobre sua saída do ministério durante live organizada pelo MBL (Movimento Brasil Livre). Para ele, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) bateu de frente com os princípios do combate ao coronavírus, o que gerou atritos com Mandetta.

"Nós fizemos o ministério no combate ao coronavírus: defesa intransigente da vida, do SUS e da ciência. O comportamento do presidente bateu de frente com a ciência, com o SUS e com a vida. Aí ficou impossível, porque nenhum de nós podia sair das nossas prerrogativas. Então, ele resolveu substituir o ministro, não o Mandetta. O que ele exonerou foi a ciência", disse.

Mandetta ainda revelou que está escrevendo um livro e deixou no ar se poderá concorrer à presidência. Ele apenas afirmou que não deseja mais concorrer a deputado federal.

RJ: Contêineres para os corpos

O sistema de saúde do Rio dá sinais de problemas e lotação. Os hospitais da rede municipal começaram a instalar contêineres refrigerados para aumentarem a capacidade de armazenagem de corpos de seus necrotérios. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio, a medida é preventiva para evitar que haja superlotação e para dar suporte às demais unidades de saúde da cidade.

conteineres - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Imagem: Reprodução/TV Globo

No Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, referência para o tratamento de pacientes com coronavírus na capital fluminense, os contêineres serão usados para manter também corpos de vítimas com suspeita de covid-19 em UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) da região norte, até que as famílias providenciem os trâmites para o sepultamento.

Pelo mundo: 3 milhões de casos

Nos últimos números globais de casos e mortes, foi confirmado que ao menos 3 milhões de pessoas já foram infectadas pelo vírus, sendo um terço nos EUA.

A Espanha anunciou hoje a confirmação de 331 mortes pelo coronavírus nas últimas 24 horas. Houve leve aumento no balanço diário, o que levou a 23.521 o total de óbitos da pandemia.

Os Estados Unidos seguem com números preocupantes. Nos últimos números oficiais, de ontem, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos relataram 928.619 casos confirmados do novo coronavírus, um aumento de 32.853 em relação à contagem anterior, e informaram que o número de mortes aumentou em 2.020, elevando o total para 52.459.

Ainda assim, praias na Califórnia estiveram cheias no fim de semana.

califórnia - Reuters - Reuters
24.abr.2020 - Pessoas andam em praia de Huntington, sul da Califórnia, durante quarentena por conta do novo coronavírus
Imagem: Reuters

A Itália teve o menor número de mortos confirmados em 40 dias, com 260, enquanto a Europa já dá sinais de querer afrouxar o confinamento.

Enquanto o Irã registrou menos de 100 mortes nas últimas 24 horas, com 96, um vilarejo na Índia recorreu a guarda-chuvas para sua população conseguir manter certo isolamento em momentos de aglomeração.

Índia - Divulgação - Divulgação
Moradores da vila de Thannermukkom, em Kerala, na Índia. O governo distribuiu guarda-chuvas para ajudar a população a manter o distanciamento nas ruas
Imagem: Divulgação

Ainda sobre os números pelo mundo, um levantamento do The Financial Times estima que, devido à subnotificação, as mortes por coronavírus possam ser 60% maiores do que os números que são dados como oficial. O jornal estudou números de 14 países.

USP cria respirador de baixo custo

Um respirador desenvolvido por uma equipe da Poli-USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) foi aprovado em restes com humanos e está mais próximo de ser liberado para uso em hospitais. O equipamento, batizado de Inspire, tem custo 15 vezes mais barato que a média de preços no mercado e pode ficar pronto em menos de duas horas.

O respirador foi considerado aprovado no estudo, inclusive no modo assistido controlado por pressão, segundo a Poli-USP. "Não houve nenhuma intercorrência com os pacientes ventilados com o Inspire", disse em nota.

respirador - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Austrália cria app para evitar contaminação

A Austrália lançou um aplicativo para smartphones destinado a rastrear os contatos das pessoas infectadas com o novo coronavírus, com o objetivo de romper a cadeia de contaminação, anunciaram as autoridades, ao mesmo tempo que destacaram que o software respeita a vida privada. O aplicativo, que recebeu o nome CovidSafe, utiliza tecnologia Bluetooth e poderá ser consultado pelas autoridades de saúde quando um usuário for diagnosticado com a covid-19.

O programa facilitará a missão dos serviços de saúde que tentam localizar as pessoas que estiveram a menos de um 1,5 metro de distância do paciente infectado, afirmou Brendan Murphy, diretor do Serviço de Saúde da Austrália.

O uso do aplicativo será gratuito e voluntário, indicaram as autoridades, mas o dispositivo só deve ser eficaz se for utilizado por mais da metade dos 25 milhões de habitantes de Austrália.

Paciente é aplaudido após deixar a UTI

Internado com covid-19, Dimas Francisco, de 59 anos, deixou na noite da última sexta-feira (24) a UTI (unidade de terapia intensiva) do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, no Rio de Janeiro. Na saída, o paciente foi aplaudido pela equipe médica que o atendeu, depois de passar 12 dias intubado e respirando com ajuda de aparelhos.

Um vídeo que mostra o momento foi publicado nas redes sociais pela Prefeitura do Rio. Nas imagens, o paciente é levado de cadeira de rodas por um profissional enquanto os demais aplaudiam em volta. Aparentemente emocionado, Francisco faz sinal de positivo com os polegares.

Pugliesi faz festa e perde patrocinadores e seguidores

A festinha caseira promovida no fim de semana em pleno confinamento, com direito a muitas fotos nas redes, acabou mal para a influencer Gabriela Pugliesi. A festa, barulhenta, teve mais de 10 convidados, varou a madrugada de sábado para domingo e teve direito a exposição de fotos até da lanchonete que forneceu os comes e bebes.

Resultado: foi considerada por seguidores de Pugliesi —inclusive alguns famosos— como um mau exemplo e um desrespeito às pessoas que estão na linha de frente de combate ao coronavírus.

Na manhã de hoje, além de já ter perdido patrocinadores (um deles inclusive se desculpou em rede social), Pugliesi, 34 anos, perdeu também cerca de 150 mil seguidores. A influencer se desculpou nas redes sociais