Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19: Prefeito anuncia suspensão de comércio em Belém durante pandemia

"Decreto prevê multas, mas o que a gente quer é prevenir, é a colaboração da população", defendeu o prefeito Zenaldo Coutinho - RÚBIO MARRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
"Decreto prevê multas, mas o que a gente quer é prevenir, é a colaboração da população", defendeu o prefeito Zenaldo Coutinho Imagem: RÚBIO MARRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

27/04/2020 16h03

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), anunciou hoje o fechamento do comércio da cidade, em caráter temporário, durante a pandemia do novo coronavírus.

A ideia é evitar uma sobrecarga do sistema de saúde da capital paraense. A decisão foi tomada após reunião no final de semana com autoridades locais e anunciada nas redes sociais.

"O colapso do sistema acontece quando a demanda fica acima da capacidade de atendimento. Então, nós reforçamos o isolamento e editamos um decreto que fecha inclusive o comércio. O decreto prevê multas, mas o que a gente quer é prevenir, é a colaboração da população, fiquem em casa", anunciou ele no Twitter.

"No sábado, nos reunimos com os ministérios públicos Federal e Estadual, Ministério Público do Trabalho e Defensoria Pública, e formamos uma comissão de acompanhamento dessa crise. E solicitamos do governo do Estado que relate a essa comissão o número de leitos disponíveis para internação. Não vamos conseguir diminuir a superlotação se os doentes não forem transferidos para os leitos hospitalares", acrescentou.

O decreto deve ser publicado no Diário Oficial do Município e, segundo o jornal O Liberal, vigorará a partir de amanhã. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde do Pará (Sespa), o estado registrou até aqui 2.128 casos da covid-19, com 1.002 recuperados e 114 óbitos confirmados.