Topo

Esse conteúdo é antigo

Nº 2 da Saúde: 'Está sendo mais fácil para nós do que para quem começou'

Do UOL, em São Paulo

27/04/2020 17h59

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, o general Eduardo Pazuello, falou hoje pela primeira vez em coletiva da pasta e afirmou que está mais fácil agora do que para quem começou o planejamento de prevenção do coronavírus no Brasil.

"A palavra inicial é que está sendo mais fácil para nós do que para quem começou. Está sendo mais fácil porque as informações se tornam mais precisas, passamos a compreender melhor como funciona a contaminação, o que dá certo e o que dá errado. Isso é mais fácil do que fazer um planejamento sem saber como a coisa vai acontecer", disse no número 2 do Ministério comandado por Nelson Teich.

Para Pazuello, é importante que o planejamento da crise seja não linear — já que o Brasil é um país com dimensões continentais e cada região precisa de diferentes cuidados. "Cada um tem as suas diferenças e seus resultados. Há lugares que o isolamento deu resultado e outros não. Não pode ser resumido que 'no Brasil é assim'", afirmou.

A importância do secretário-executivo para o Ministério, segundo Teich, é justamente pela experiência do militar em logística e como pode contribuir no combate à pandemia da covid-19.

O Ministério da Saúde anunciou hoje que subiu para 4.543 o número de mortes pelo novo coronavírus no Brasil — 338 óbitos confirmados nas últimas 24 horas. Até ontem, eram 4.205 mortes registradas.

No total, são 66.501 casos oficiais no país, segundo os dados mais recentes do ministério, com 4.613 novos diagnósticos de ontem para hoje. Segundo a pasta, ao menos 30.816 pacientes estão em acompanhamento e mais de 31.142 já se recuperaram. 1.136 óbitos seguem em investigação.