Topo

Esse conteúdo é antigo

Ocupação de UTI é alta e ainda não é o momento de flexibilizar, diz Witzel

Do UOL, em São Paulo

28/04/2020 14h01

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, afirmou hoje que ainda não é hora flexibilizar a quarentena diante de alta taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no estado por conta do novo coronavírus.

Em entrevista à CNN Brasil, o governador afirmou que uma abertura só vai acontecer se os indicadores no Estado estiverem favoráveis e com menos risco para a população.

"Nossa taxa de UTI está acima de 70%. Neste momento, os indicadores para fazer a abertura não estão atendidos, que é ter 30% das unidades de CTI vagas e não temos isso", afirmou. "É muito preocupante as pessoas voltarem a circulação e não podermos ter um atendimento a elas. Vai ser muito difícil fazer abertura e colocar mais gente na rua", acrescentou.

Witzel reforçou que a rede pública de saúde está sobrecarregada e que mais pessoas nas ruas podem resultar em um problema gravíssimo de ser preciso decidir quem vive ou quem morre.

Na expectativa de inauguração de mais alguns hospitais de campanha, o governador avalia se será possível uma flexibilização gradual das medidas restritivas a partir do dia 10 de maio.

"Minha proposta inicial é que depois dessas inaugurações nós podemos então fazer uma abertura com horários diferenciados do transporte público. É muito difícil buscar esse equilíbrio", afirmou.