Topo

Governo não sabe nº de testes feitos nem quantos kits de covid há no país

Universidade Federal do Rio de Janeiro desenvolve novo programa de testes para coronavírus - Andre Coelho/Getty Images
Universidade Federal do Rio de Janeiro desenvolve novo programa de testes para coronavírus Imagem: Andre Coelho/Getty Images

Wanderley Preite Sobrinho

Do UOL, em São Paulo

28/04/2020 04h01

Resumo da notícia

  • País não tem base unificada de testes adquiridos por estados, municípios e rede privada
  • Falta de controle e transparência tornam incerto o número de testes oferecidos
  • Monitoramento independente põe Brasil entre os que menos testa no mundo
  • Governo federal planeja 46,2 milhões de testes até setembro

Enquanto o novo ministro da Saúde, Nelson Teich, estabelece a testagem ampla da população como uma de suas principais metas, o governo federal não sabe dizer quantos testes já foram feitos ou quantos kits há disponíveis em todo país.

Com meta própria de oferecer 46,2 milhões de testes até setembro, o governo federal desconhece quanto oferecem a iniciativa privada, estados e municípios. A União afirma que já distribuiu 2,5 milhões de testes. O estado de São Paulo divulga que tem 1,3 milhão.

"Saber a quantidade de testes disponíveis por estados e, se possível, por municípios, é fundamental para interpretar corretamente o número de casos confirmados em cada região e acompanhar essa política", afirma Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da OKBR (Open Knowledge Brasil), organização que criou a plataforma Transparência Covid-19.

De acordo com o levantamento, apenas quatro estados brasileiros divulgam a quantidade de testes oferecidos: Espírito Santo, Goiás, Pernambuco e Paraná. São Paulo tem feito a divulgação de suas compras via assessoria de imprensa.

Ontem, durante entrevista coletiva, o ministério respondeu ao UOL que "a integração dessas bases [federal, estadual e municipal] é o que estamos buscando agora para otimizar". A pasta calcula que a rede privada tenha realizado 40 mil testes até agora.

Diante da falta de informação, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta chegou a pensar em pedir à Polícia Federal que acompanhasse o envio de informações para a base de dados do ministério, mas acabou desistindo. Em São Paulo, a Defensoria Pública da União ajuizou na quarta-feira (22) uma ação contra a União, o estado de São Paulo e a cidade de São Paulo exigindo a abertura de dados com informações sobre o novo coronavírus.

Quando o coronavírus desembarcou no Brasil, em fevereiro, o ministério planejava oferecer apenas 1 milhão de testes, número que subiu para 2,3 milhões, depois 10 milhões, 23 milhões e, finalmente, 46,2 milhões no final de abril.

Além da falta de números e de testes, há demora no processamento dos exames colhidos. Na segunda (27), o governo informou a realização de 181.360 exames para vírus respiratórios (como influenza A e B), incluindo covid-19. Esse total representaria 864 testes para cada milhão de habitantes. Mas o governo não informa quantos desses testes são exclusivamente voltados para o novo coronavírus.

Outros 158 mil testes ainda aguardam resultado: 42.678 exames foram registrados nas unidades de saúde, mas não chegaram ao laboratório, enquanto 115.514 testes chegaram aos laboratórios, mas não foram analisados.

O total de 339.360 exames é inferior aos 360.005 testes registrados no GAL (Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial) até o dia 26 e abril. Aproximadamente 62,3% deles (224.196) já haviam sido realizados.

Testagem para conter a pandemia

Para a Organização Mundial da Saúde e para infectologistas, a testagem ampla é um dos passos mais importantes para o sucesso no combate à covid-19.

"Três dos países com as melhores experiências foram Coreia do Sul, Islândia e Alemanha, que fizeram muitos testes, em massa", afirma a infectologista do Hospital Emilio Ribas, Rosana Richtmann.

Ela explica que, com mais testes, é possível quebrar o ciclo de transmissões, isolando pacientes que têm o vírus, mas não sabem.

De acordo com com o Worldometers —que compila informações da OMS (Organização Mundial da Saúde), dos Centros de Controle e Prevenção dos países e publicações científicas—, o país com mais testes por milhão de habitantes é a Suíça (20.625 testes por milhão de habitantes), seguido pela Alemanha: 15.730 por milhão.

Os dados do Brasil informados pelo site não são confirmados pelo Ministério da Saúde daqui. A página calcula 291 mil testes já realizados no país, o que nos coloca com uma média de 1.373 testes por milhão de habitantes — atrás de países ricos, como os citados acima, mas também pior do que os índices reportados por Venezuela (14 mil por milhão de habitantes) e Peru (7,2 mil por milhão de habitantes).

Testes rápidos

Dos 46,2 milhões de testes prometidos pelo governo federal até setembro, 24,2 milhões são do tipo RT-PCR, o molecular, considerado o "padrão ouro", usado massivamente na Alemanha. Os outros 22 milhões são testes rápidos — considerados úteis pelos médicos, embora com ressalvas.

Segundo o ministério da Saúde, cada teste molecular custa, em média, R$ 71, ou aproximadamente R$ 1,7 bilhão para os 24,2 milhões encomendados. Desse montante, 10 milhões foram comprados da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde). Na semana passada, desembarcaram 500 mil, número que deve saltar para 800 mil semanalmente a partir de segunda-feira (27).

Já a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) produzirá 11 milhões de testes moleculares até o mês de setembro. "A Fiocruz passará de uma produção de 60 mil testes em março para 1,2 milhão em abril e 2,4 milhões em maio. De junho a setembro, serão 2 milhões de testes por mês", afirmou a fundação ao UOL.

Teste rápido é alternativa

Apesar de precisos, os testes moleculares são considerados caros e têm processamento mais demorado. Por isso, os testes rápidos são uma alternativa bem-vinda, segundo Rosana Richtmann.

"É bem mais barato, consegue fazer no meio da rua com uma gota de sangue e fica pronto em alguns minutos", afirma.

Dos 22 milhões de testes rápidos que o governo pretende distribuir, 7 milhões foram doados pela mineradora Vale. O restante será comprado, mas o custo só será conhecido depois que a pasta escolher os fornecedores que participaram do chamamento público aberto na semana passada.

Se o exame molecular informa se a pessoa está doente no dia do teste, a versão mais barata detecta quem já teve contato com o vírus, pois identifica anticorpos. Richtmann explica como a testagem rápida em massa poderia ajudar uma cidade como Campinas, no interior de São Paulo:

"Se conseguir rastrear toda a cidade, seria possível saber qual a porcentagem da população que já teve contato com o vírus, está imune, com anticorpos. Com essa informação, seria possível dizer quem pode voltar ao trabalho", diz.

Agora, se o vírus não circulou na cidade, toda a população está sob risco e é preciso reforçar a quarentena
Rosana Richtmann, infectologista

"Esse teste é fácil, custa muito menos, mas a sensibilidade dele varia de 35% a 70% dependendo do fabricante. Acho ótimo, mas tem de ser teste validado."

Até o dia 23 de abril, a Anvisa havia registrado 39 testes rápidos no Brasil.

Coronavírus: Número de testes é insuficiente no Brasil

Band Notí­cias