Topo

Esse conteúdo é antigo

Doria diz que São Paulo começou a entrar na fase mais dura da pandemia

Felipe Pereira

Do UOL, em São Paulo

29/04/2020 13h34

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse hoje que o estado começou a entrar na fase mais dura e difícil da pandemia de covid-19. Em entrevista coletiva concedida hoje no Palácio dos Bandeirantes, ele voltou a alertar para o perigo do vírus e criticou os termos "gripezinha" e "resfriadinho", usados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

"Estamos iniciando a fase mais dura e mais difícil da infecção e no número de mortos. Não só em São Paulo, no Brasil. Esse alerta foi feito várias vezes aqui, o que mostra que não estamos enfrentando gripezinha ou resfriadinho. Estamos enfrentando um vírus que mata, que não tem remédio e vacinas. Só tem uma solução, que é ficar em casa", disse.

Coordenador do Centro de Contingência ao Coronavírus em São Paulo, o infectologista David Uip, foi mais conservador e disse que não é possível saber se o estado está na fase de pico da pandemia. Mas ele não minimizou a gravidade da situação. Afirmou que ocorre uma elevação de casos e que a interiorização da covid-19 é indiscutível. Hoje, cerca de um terço das mortes e contaminações se dá fora da capital.

Uip voltou a defender o isolamento social, que tem caído nós últimos dias e fechou terça-feira com 48% de adesão. Ele afirmou que o estado conseguiu achatar a curva de infectados graças às medidas implementadas pela quarentena.

"Estamos postergando o pico, que pode ser uma montanha ou o pico do Everest. Isso depende da adesão da população às medidas", analisou.