Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo do Rio inicia pesquisa sobre imunidade da população para covid-19

Profissional de saúde realiza teste para o novo coronavírus  - UESLEI MARCELINO
Profissional de saúde realiza teste para o novo coronavírus Imagem: UESLEI MARCELINO

Do UOL, em São Paulo

30/04/2020 11h17

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro começa hoje uma pesquisa de amostragem em pessoas assintomáticas para covid-19. O objetivo é analisar a evolução da imunidade ao vírus. Participarão dos estudos pacientes que foram atendidos em hospitais estaduais da Região Metropolitana.

Os testes, feitos com uma amostra sanguínea, podem tornar possível verificar a presença de anticorpos de fase aguda (IgM) ou de memória (IgG) de proteção ao novo coronavírus. A pesquisa planeja testar 1.8 mil pessoas.

De acordo com os pesquisadores, o resultado positivo para IgG indicará que o paciente já teve a doença, mesmo que assintomático, e possivelmente está protegido contra uma nova contaminação. Se a resposta for positiva apenas para IgM, a pessoa ainda não está imunizada.

"Os assintomáticos da Covid-19 são uma realidade difícil de dimensionar, mas fundamentais para traçarmos um perfil epidemiológico do Rio de Janeiro para a doença", disse secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos. "Os indicadores também vão reforçar nossa recomendação de isolamento social. Pessoas saudáveis em áreas epidêmicas podem estar infectadas e contaminando outras, mesmo sem saberem. Num segundo momento, vamos correlacionar a prevalência do vírus no estado com fatores demográficos e socioeconômicos para direcionar estratégias personalizadas para cada região."

As amostras serão coletadas entre hoje e o dia 15 de maio. Os pacientes que autorizarem o teste, receberão os exames ainda durante o tratamento.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que foi publicado anteriormente, o significado para anticorpos de fase aguda é IgM e IgG para os de memória.