Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA autorizam uso emergencial de Remdesivir em pacientes de coronavírus

Do UOL*, em São Paulo

01/05/2020 17h55

A agência reguladora dos Estados Unidos, FDA, emitiu na tarde de hoje a autorização para uso emergencial do medicamento Remdesivir em pacientes hospitalizados por covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. O informe foi feito pelo presidente americano, Donald Trump.

A autorização se baseou em um estudo patrocinado pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, que mostrou que o medicamento reduziu o tempo de internação dos pacientes graves da doença. Esses resultados foram anunciados na quarta-feira pelo Dr. Anthony Fauci.

O uso emergencial é uma autorização em nível mais baixo do que a aprovação total da agência, "mas é um sinal de que a FDA acredita que os benefícios de um medicamento superam seus riscos em certos pacientes", informou a CNN americana.

A autorização se limita a adultos e crianças com suspeita ou confirmação laboratorial da doença e pacientes graves e só poderá ser administrado em ambiente hospitalar.

O Remdesivir, um medicamento antiviral administrado por via intravenosa e previamente testado como tratamento para o ebola, está entre os tratamentos experimentais mais observados de perto para a covid-19 e está sendo estudado em vários ensaios clínicos em todo o mundo.

*Com Estadão Conteúdo

Errata: este conteúdo foi atualizado
A primeira versão do texto errou ao associar o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas à sigla NIH, que na tradução significa Instituto Nacional de Saúde. A frase foi corrigida.