Topo

Esse conteúdo é antigo

Saúde diz que vai disponibilizar dados de todos os casos de covid no país

Profissional de saúde com roupa de proteção remove corpo para caminhão refrigerado em hospital do Rio de Janeiro - RICARDO MORAES
Profissional de saúde com roupa de proteção remove corpo para caminhão refrigerado em hospital do Rio de Janeiro Imagem: RICARDO MORAES

Do UOL, em São Paulo

05/05/2020 19h37

O Secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, anunciou nesta tarde que o governo federal disponibilizará os registros de todos os casos confirmados de covid-19 no país para auxiliar em pesquisas sobre o novo coronavírus.

A informação foi divulgada na entrevista coletiva diária do Ministério da Saúde para tratar sobre ações no combate à doença. Segundo Wanderson de Oliveira, os dados devem ser lançados ainda esta semana em uma das plataformas da pasta sem identificar vítimas e pacientes, preservando o anonimato dos casos.

"Lá estão todas as bases anonimizadas, mas um grande tabelão. E em cada registro eu tenho um indivíduo — guardada a privacidade da pessoa — um dado anonimizado, onde os pesquisadores podem fazer estudos epidemiológicos, podem caracterizar um perfil muito mais detalhadamente e com a qualidade da informação aumentando", declarou o secretário.

Oliveira também observou que a disponibilização de dados sobre infecções não é inédita e que o sistema está sendo aprimorado diante da pandemia de coronavírus por se tratar de uma nova doença, com muitos aspectos ainda desconhecidos por médicos e pesquisadores.