Topo

Niterói (RJ) adia Dia das Mães e estuda bloqueio total contra o coronavírus

Praia de Icaraí, em Niterói, fechada para evitar aglomerações - Berg Silva / Prefeitura de Niterói
Praia de Icaraí, em Niterói, fechada para evitar aglomerações Imagem: Berg Silva / Prefeitura de Niterói

Igor Mello

Do UOL, no Rio

07/05/2020 13h11

A prefeitura de Niterói —município de 500 mil habitantes na Região Metropolitana do Rio de Janeiro— estuda decretar um bloqueio total na cidade, como forma de conter o avanço da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

O UOL apurou que Rodrigo Neves (PDT), prefeito de Niterói, estuda iniciar o bloqueio — conhecido como lockdown no jargão científico — no dia 11 de maio. A medida restringe ainda mais o funcionamento de atividades econômicas e a circulação de pessoas pela cidade.

Segundo o último balanço da SES (Secretaria Estadual de Saúde), divulgado nesta quarta-feira (6), Niterói tem 500 casos e 33 mortes confirmadas pelo novo coronavírus. Há ainda 595 pessoas internadas em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).

A expectativa é que a prefeitura decida se irá decretar o bloqueio total nas próximas horas. Nesta quarta-feira, Rodrigo Neves teve uma reunião com os vereadores do município para tratar de medidas de enfrentamento à pandemia. Contudo, a possibilidade de lockdown não foi discutida, segundo um vereador presente no encontro.

A cidade já adotou medidas de contenção restritivas, como limitar a circulação do transporte coletivo e individual oriundo de outros municípios. O acesso a todas as praias da cidade também foi fechado.

Dia das Mães é adiado para julho

Nesta quarta-feira, a Câmara dos Vereadores de Niterói aprovou o adiamento da comemoração do Dia das Mães — comemorado neste domingo (10)— para o segundo domingo de julho. Segundo mensagem enviada pelo prefeito aos vereadores, a mudança ajudará na recuperação da economia local.

"Há que se ressaltar a importância da alteração para o comércio, já que a data é normalmente celebrada com a entrega de presentes e tal atividade está limitada em virtude do inevitável fechamento dos estabelecimentos com atividades não essenciais", diz trecho do documento.

O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores e sancionado pelo prefeito nesta quinta-feira.