Topo

Esse conteúdo é antigo

Manaus anuncia projeto para memorial em homenagem a vítimas da covid-19

Anúncio foi feito por prefeito; segundo secretaria, projeto será doado por arquiteto - Divulgação
Anúncio foi feito por prefeito; segundo secretaria, projeto será doado por arquiteto Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

07/05/2020 16h50

Manaus ganhará no futuro um memorial em homenagem às vítimas do novo coronavírus. A informação foi divulgada hoje pelo prefeito da capital amazonense, Arthur Virgílio Neto (PSDB), nas redes sociais.

O monumento ficará no cemitério Nossa Senhora Aparecida, no bairro Tarumã, o único cemitério público da cidade com área disponível para novos jazigos. Chamada de Memorial das Vítimas da Pandemia da Covid-19, a instalação quer prestar um tributo a agentes da saúde pública e oferecer um local de reflexão, segundo a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), que gerencia os cemitérios públicos de Manaus.

"Esse projeto mostrará nossa ternura aos que se foram e o respeito pelos que ficaram com a saudade", declarou Arthur Virgílio Neto.

"Será um monumento simples, mas bonito, que vai refletir a alma de Manaus, no pesar e na capacidade de reconstruir, e que sirva de satisfação para nós mesmos, que governamos, para as próprias famílias e para o mundo que espalhou as imagens, como manda o dever, desse momento delicado e que espalhará também as notícias do nosso memorial", acrescentou.

O projeto — que, segundo a Semulsp, será doado pelo arquiteto Roberto Moita — conta com a criação de um grande muro, que separa a via de acesso e o campo das sepulturas no cemitério escolhido. Haverá ainda uma grande base para velas, além de bancos e paisagismo. O local deve ter 16 mil metros quadrados e área para cerca de 3,5 mil sepulturas.

"Sinto que é dever nosso. Vamos identificar cada sepultura, separar as causas, deixar tudo muito bonito e confortável para homenagens aos entes queridos", adiantou o prefeito. "Que sirva de homenagem aos heróis e às vítimas da covid-19, porque a vida há de continuar com toda maturidade civilizatória que caracteriza os grandes povos, àqueles que aprenderam e que construíram, com o sofrimento muita sabedoria, amor e solidariedade."

"Será um espaço solene que remete ao silêncio e à oração em prol dos entes queridos perdidos nessa cruzada civilizatória sem precedentes. A arquitetura terá a nominata gravada em chapa de aço inox de todas as vítimas, organizado pela data de óbito", explicou Paulo Farias, secretário titular da Semulsp.

Segundo dados divulgados ontem à noite pelo Governo do Amazonas, Manaus concentra 5.474 dos 9.243 casos confirmados do novo coronavírus no estado. A capital já registrou também 532 óbitos decorrentes da covid-19.