Topo

Esse conteúdo é antigo

MPF e Defensoria querem que Witzel reforce medidas contra coronavírus no RJ

Profissionais da prefeitura de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, desinfectam ruas contra a disseminação do coronavírus - Almir Lima/Agência O Dia/Estadão Conteúdo
Profissionais da prefeitura de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, desinfectam ruas contra a disseminação do coronavírus Imagem: Almir Lima/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

08/05/2020 17h50

O MPF (Ministério Público Federal) e a DPU (Defensoria Pública da União) enviaram ao governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC) e ao secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, um documento que recomenda a adoção de uma série de medidas para conter a disseminação do novo coronavírus no estado com o reforço do isolamento social.

Entre as sugestões, o Ministério Público e a Defensoria indicaram a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção em todo o estado do Rio de Janeiro, além de mais medidas do governo no sentido de informar e aumentar o engajamento da população fluminense, inclusive com coletivas de imprensa, e também fiscalização "no regular exercício do poder de polícia, observados os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, eficiência e dignidade da pessoa humana", segundo nota enviada pelas instituições.

O documento também pede a ampliação do número de testes para detectar a presença do novo coronavírus no Rio de Janeiro. Os órgãos pedem que seja observada a necessidade de atender os doentes com número suficiente de profissionais, bem como o fornecimento de equipamentos de proteção para eles. MPF e DPU deram um prazo de 72 horas para o governo do Rio de Janeiro responderam às recomendações.

UFRJ recomendou lockdown

A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) anunciou hoje que enviou ao Ministério Público do Rio um ofício com a recomendação da implantação do isolamento total no estado, o chamado lockdown. A medida já foi publicada pela universidade em seu site oficial.

"O lockdown - isolamento total - no estado do Rio de Janeiro, acompanhado por ações que garantam condições básicas de manutenção da vida e da saúde, por meio da garantia de abastecimento em geral - mas em especial de gêneros alimentícios e medicamentos -, segurança, serviços essenciais de entrega em domicílio e autorização de circulação a partir de autodeclaração, em caso de extrema necessidade e com obrigatoriedade do uso de máscaras", disse a UFRJ na recomendação.

Ontem (7), o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), enviou ofício ao Ministério Público fluminense determinando a elaboração de uma proposta de conteúdo para a decretação do lockdown com bloqueio de todas as estradas intermunicipais e restrição maior de circulação para combater a expansão da covid-19.

Segundo um estudo feito pelo Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde (Nois), que reúne especialistas de diversas instituições, o Rio tem a maior taxa de mortalidade no país, superando São Paulo.