Topo

Esse conteúdo é antigo

Albergue para moradores de rua registra 27 casos de covid no interior de SP

Frequentadores do abrigo recebem orientações após exames de coronavírus - Divulgação
Frequentadores do abrigo recebem orientações após exames de coronavírus Imagem: Divulgação

Marcelo Casagrande

Colaboração para o UOL, em Araçatuba (SP)

09/05/2020 23h38

Ao menos 27 homens em situação de rua que são acolhidos por um abrigo institucional em São José do Rio Preto, cidade a 441 km de São Paulo, testaram positivo para covid-19, segundo informou a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, responsável pela gestão do abrigo Casa do Cirineu.

"Tivemos a possibilidade de testar todos os nossos acolhidos desta casa. Fizemos 90 coletas e 63 testaram negativo", afirmou ao UOL o presidente da associação, frei Francisco Belotti.

O religioso explicou que o local recebe diariamente mais de 120 pessoas, muitas delas de passagem, apenas para alimentação ou atendimento médico. Ou seja, existe a possibilidade de novos exames darem positivo em rodadas futuras de testes.

"Queremos exterminar com qualquer possibilidade de contaminação no local. A casa passará, na semana que vem, por um processo de desinfecção", afirmou Belotti.

A Casa do Cirineu, que funciona graças a uma parceria entre a Associação Lar São Francisco de Assis e a Secretaria Municipal de Assistência Social, completa seis meses de operação no próximo dia 16. Os homens em situação de rua recebem alimentação e produtos de higiene. Além de tomar banho e dormir na casa, eles têm acompanhamento psicológico e assistencial.

São José do Rio Preto confirmou hoje mais 38 casos de covid-19. Com esses, subiu para 274 o número de registros positivos da doença.

Procurada pelo UOL, a Prefeitura de São José do Rio Preto não confirmou se os 27 casos que envolvem os moradores em situação de rua já entraram para as estatísticas oficiais. O balanço com a divisão dos positivados será feita somente na próxima segunda-feira (11).

Isolamento

As 27 pessoas que estavam no albergue cumprirão a quarentena em uma casa de retiros religiosos na cidade de Jaci (a 468 km de São Paulo).

"Já avaliamos os 27 pacientes hoje. Todos encontram-se assintomáticos ou apresentam sintomas leves como coriza, tosse e dor no corpo", disse o diretor clínico da Associação Lar São Francisco de Assis, Guilherme Pinto Camargo.

A Casa de São Benedito é formada por diversos chalés e fica na zona rural. Por ser afastada da cidade, o local é considerado seguro e evita a contaminação do restante da população.

"Eles terão todo o aparato médico com visitas diárias. Tem um [médico] infectologista que também está nos ajudando nessa questão, enfermaria 24 horas, psicólogos e assistentes sociais", listou o diretor clínico.

O espaço já abriga outros 35 homens que também testaram positivo para o coronavírus. O primeiro grupo --formado por dependentes químicos em tratamento-- chegou ao local no dia 1º deste mês. Eles eram atendidos em uma comunidade terapêutica que é administrada pela mesma Associação.