Topo

Esse conteúdo é antigo

Manaus decreta uso obrigatório de máscara em comércios e transportes

23.abr.2020 - Prefeituro de Manaus, Arthur Virgílio Neto, recebe recém-formados da UEA para reforçar o combate ao coronavírus - Mário Oliveira/Semcom
23.abr.2020 - Prefeituro de Manaus, Arthur Virgílio Neto, recebe recém-formados da UEA para reforçar o combate ao coronavírus Imagem: Mário Oliveira/Semcom

Do UOL, em São Paulo

09/05/2020 14h31

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM), decretou uso obrigatório de máscara de proteção em estabelecimentos comerciais —para funcionários e clientes— e transportes coletivos a partir da próxima segunda-feira (11). A medida foi publicada ontem no Diário Oficial do município.

O equipamento, segundo determina o decreto, deve ser utilizado "para acesso e permanência em todos os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, nas modalidades presencial e delivery, autorizados a manter atendimento ao público" em meio à quarentena, incluindo bancos.

Virgílio Neto recomenda que a população dê preferência às máscaras caseiras, produzidas de acordo com as orientações das autoridades de saúde, que possibilitem a "cobertura total da boca e do nariz, devendo conter duas camadas de tecido e ser bem ajustada ao rosto."

A prefeitura ainda prevê que os estabelecimentos que permitirem a entrada ou permanência de pessoas que não estejam usando sua própria máscara são obrigados a fornecê-las. Caso contrário, estão sujeitos a penas como multa, interdição parcial ou total e cancelamento de autorização para funcionamento e do alvará de licenciamento.

O Departamento de Vigilância Sanitária de Manaus (DVISA Manaus), ligado a Secretaria Municipal de Saúde, é o responsável pela fiscalização da medida.

A medida, segundo o prefeito manauara, pode ser reavaliada a qualquer momento, "de acordo com a situação epidemiológica do município".

Coronavírus no Amazonas

O estado do Amazonas é um dos mais atingidos pela covid-19 no Brasil, somando mais de 10.700 casos confirmados e 874 mortes, segundo último balanço divulgado. Só a capital Manaus concentra mais da metade das infecções (5.897) e das mortes (563).