Topo

Esse conteúdo é antigo

Flávio Dino vai decretar requisição de leitos de hospitais privados

Governador Flávio Dino  - Roberta Aline/Governo do Piauí
Governador Flávio Dino Imagem: Roberta Aline/Governo do Piauí

Do UOL, em São Paulo

10/05/2020 08h54

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), disse hoje que vai publicar um decreto de requisição administrativa de leitos de hospitais privados nos municípios de São Luís e Imperatriz. De acordo com o ministério da Saúde, o estado tem 6.765 casos e 355 mortes por covid-19.

"Nesta manhã, vou publicar decreto de requisição administrativa de leitos de hospitais privados em São Luís e em Imperatriz. Coronavírus deve ser a prioridade de todos, já que infelizmente temos milhares de pessoas doentes no Brasil", postou Dino no Twitter.

São Luís foi a primeira cidade do país a adotar o lockdown, em um momento em que a epidemia não dá sinais de diminuir, mas o país se divide entre aquelas que estudam aumentar as restrições, como o Rio de Janeiro, e outros que já decidiram abrir, como Santa Catarina.

Ao ser questionado em entrevista à GloboNews sobre o uso de força policial para cumprir o decreto, Dino afirmou que a maioria da população está convencida sobre os riscos do coronavírus, mas acredita que as demais pessoas serão convencidas pelos bloqueios nas vias públicas.

"Temos a orientação da polícia de cumprir a lei. O primeiro caminho é o diálogo, se necessário for, se houve resistência, neste caso, a lei será cumprida. Temos previsões legais quanto ao cometimento de crimes. Creio que isso, se ocorrer, será um ou outro caso, porque as pessoas estão convencidas, e, quem não se convenceu, será convencido pelas barreiras que serão colocadas a partir de amanhã", disse.