Topo

Esse conteúdo é antigo

UPAs do RJ fazem vídeos de pacientes e de profissionais no Dia das Mães

10.mai.2020 - Profissionais de saúde de UPAs do governo estadual do Rio de Janeiro gravam mensagens para as suas mães - Reprodução da internet
10.mai.2020 - Profissionais de saúde de UPAs do governo estadual do Rio de Janeiro gravam mensagens para as suas mães Imagem: Reprodução da internet

Do UOL, no Rio

10/05/2020 12h27

Resumo da notícia

  • As UPAs do Rio fazem videochamadas entre pacientes com covid e suas famílias
  • Também foi produzido um vídeo com mensagens de profissionais de saúde

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) organizou duas ações voltadas para o Dia das Mães. Pacientes internados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) com covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, participam de chamadas de vídeo com as suas famílias, já que as visitas de parentes foram suspensas.

A pasta também divulgou um vídeo com mensagens enviadas por profissionais de saúde para as suas mães em suas redes sociais.

"Desde que tudo isso começou, eles estão na linha de frente de batalha. Estão cuidando das pessoas. De quem está internado, da família dos doentes (...). Hoje, eles não poderão abraçar suas mães. Mas mandam aqui um recado pra elas", anuncia o vídeo.

"Esse ano vai ser um pouco diferente. Então, a gente tenta fazer uma coisa nova", disse o médico Guilherme Marçola, há três meses sem abraçar a mãe, em vídeo gravado ao ar livre a uma distância de 2 metros, de acordo com as orientações de isolamento recomendadas pelas autoridades.

"Eu sei que isso tudo vai passar. E que, em breve, a gente vai poder manter aquela relação de beijo e abraço. Dizer o quanto eu te amo pertinho", falou a enfermeira Elaine Rangel.

As UPAs também organizam encontros virtuais com pacientes internados nas enfermarias, com distribuição de cupcakes diet, lembranças e bilhetes dos filhos para as mães internadas.

Iniciativas de humanização como esta são fundamentais para o bem-estar dos pacientes e têm sido prioridade, principalmente neste momento de pandemia da covid-19

Edmar Santos, secretário de Estado de Saúde

Em nota, a SES reforçou a importância de manter o isolamento social durante a pandemia. "Mesmo em feriados e datas comemorativas tradicionalmente celebrados em família", informou.