Topo

Esse conteúdo é antigo

China registra cinco novos casos de coronavírus em Wuhan, origem da doença

Eduardo Lucizano

Do UOL, em São Paulo

11/05/2020 01h31

A China registrou cinco novos casos de coronavírus na província de Hubei, no centro do país, informou a Xinhua, agência estatal de notícias da China.

Todos os casos de covid-19 foram transmitidos domesticamente na capital da província, em Wuhan, epicentro original da doença. Segundo a agência, Hubei tem 68.134 casos confirmados da covid-19, sendo 50.339 de Wuhan.

No fim de semana, Wuhan registrou o primeiro caso do novo coronavírus desde o dia 3 de abril. Wuhan começou a reabrir suas fronteiras no dia 8 de abril, após 76 dias de lockdown.

Por que China vive segunda "onda" de epidemia?

O que acontece hoje na China é resultado também do que a fez conseguir controlar a doença e impedir o avanço interno: o isolamento de cidades-chave.

No dia 23 de janeiro, menos de um mês depois da descoberta do vírus, o país isolou completamente a região de Wuhan, onde surgiu o paciente zero.

Gradualmente, também adotou medidas de isolamento em outras regiões e proibiu aglomerações públicas. As medidas fizeram com que o país conseguisse conter a disseminação do vírus, mas há limitações.

"Eles achavam que poderiam controlar totalmente [o vírus] restringindo a cidade com maior número de casos, como foi em Wuhan. O que acontece, agora, é que está tendo entrada por outras cidades, provavelmente de maior fluxo, como Xangai e Pequim", afirma o infectologista Marcos Boulos, da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).