Topo

Esse conteúdo é antigo

Instagram oculta post de Bolsonaro sobre covid-19: 'Informação falsa'

Instagram e Agência Lupa dizem que Bolsonaro postou "informação falsa" - reprodução/Instagram/Jair Bolsonaro
Instagram e Agência Lupa dizem que Bolsonaro postou "informação falsa" Imagem: reprodução/Instagram/Jair Bolsonaro

Do UOL, em São Paulo

11/05/2020 23h28

O Instagram ocultou uma publicação feita hoje por Jair Bolsonaro (sem partido) na função stories e afirmou, ao lado do verificador de fatos "Agência Lupa", que o presidente da República havia compartilhado uma informação falsa a respeito do novo coronavírus.

O post de Bolsonaro dizia, sem provas, que o estado do Ceará teria tido menos mortes causadas por doenças respiratórias entre 16 de março e 10 de maio de 2020 em comparação com o mesmo período do ano passado. O presidente chegou a escrever que havia "algo muito estranho no ar".

Porém, segundo a Agência Lupa, a informação é improcedente e não condiz com a realidade. O post foi ocultado, mas ainda é possível vê-lo — mas o usuário é imediatamente alertado sobre a "informação falsa".

"Falso. É falso que, no Ceará, o número de mortes por doenças respiratórias diminuiu em 2020", diz a justificativa apresentada pelos verificadores de fatos, que vasculham as redes sociais para diminuir a propagação de fake news.

O presidente Jair Bolsonaro ainda não se manifestou publicamente sobre a ação do Instagram.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no título da primeira versão do texto, o Instagram não tirou o post do ar, e sim o ocultou. O erro foi corrigido.