Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro vira boneco em ato de enfermeiros; Joice ironiza: Capitão Corona

Boneco de Bolsonaro é exibido em Brasília - Reprodução/Twitter/Joice Hasselmann
Boneco de Bolsonaro é exibido em Brasília Imagem: Reprodução/Twitter/Joice Hasselmann

Do UOL, em São Paulo

12/05/2020 14h34

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi alvo de um protesto em Brasília, no Dia Internacional do Enfermeiro e foi transformado em um boneco. A representação traz o governante com as mãos como garras e sujas de sangue. Joice Hasselmann (PSL), opositora de Bolsonaro, ironizou no Twitter: "Capitão Corona".

"No dia internacional do enfermeiro, Jair Bolsonaro ganha presente — um boneco e novo nome: Capitão Corona", escreveu Joice, adversária política do presidente na atual conjuntura, na rede social. Bolsonaro vem sendo criticado por sua postura no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

A faixa levada por pelo menos três pessoas com máscaras diz: "Os que lavam as mãos os fazem numa bacia de sangue", frase de Bertolt Brecht.

Também hoje, o presidente postou uma mensagem em suas redes sociais rebatendo os governadores que anunciaram que não vão seguir o decreto que ampliou de serviços essenciais durante a pandemia do novo coronavírus. Academias, barbearias e salões de beleza foram incluídos na lista pelo Governo Federal.

Mas apesar do decreto e da reação de Bolsonaro, a decisão final sobre a liberação das atividades, segundo entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal), cabe a prefeitos e governadores. "Os governadores que não concordam com o decreto podem ajuizar ações na justiça ou, via congressista, entrar com Projeto de Decreto Legislativo. O afrontar o estado democrático de direito é o pior caminho, aflora o indesejável autoritarismo no Brasil. Nossa intenção é atender milhões de profissionais, a maioria humildes, que desejam voltar ao trabalho e levar saúde e renda à população", escreveu.

Governadores como Flavio Dino (PCdoB), do Maranhão e Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul, reagiram em oposição à fala de Bolsonaro.