Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo do RS publica portaria com regras para reabrir shoppings

Alguns shoppings de outras cidades brasileiras, como este em Mato Grosso do Sul, já voltaram a funcionar - Divulgação
Alguns shoppings de outras cidades brasileiras, como este em Mato Grosso do Sul, já voltaram a funcionar Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

14/05/2020 23h01

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul (SES) publicou hoje uma portaria com as diretrizes para shoppings centers reabrirem em meio à pandemia de coronavírus. As regras passam a valer a partir de hoje. No entanto, caberá às prefeituras a decisão de abrir ou não os estabelecimentos, que só podem retornar em locais considerados de baixa transmissão do vírus.

Segundo a SES, os locais devem manter fechados serviços de buffet de restaurantes e lanchonetes, cinemas, teatros, bares, áreas de recreação e provadores de lojas.

Os shoppings serão reabertos desde que todos os trabalhadores tenham acesso a equipamentos de proteção individuais, os EPIs. Só será permitida a entrada de pessoas que estejam usando máscaras de proteção e que se submetam à medição de temperatura.

Também foi determinado que bebedouros serão desativados, mesas e bancos terão maior espaçamento entre eles, assim como o distanciamento entre pessoas deve ser respeitado em elevadores, escadas rolantes e corredores. As dependências do local devem ter álcool gel 70% disponível.

Estado dividido por bandeiras

A cada região do estado foi atribuída uma bandeira de cor amarela, laranja, vermelha ou preta. As cores representam estágios distintos de contágio da covid-19.

Os estabelecimentos só podem reabrir em áreas de bandeiras amarelas ou laranjas, e devem operar com, no máximo, 50% dos funcionários e 50% da capacidade de consumidores. Em regiões de bandeira vermelha, as vendas podem ser realizadas por meio de delivery ou drive-thru.

Nos locais de bandeira preta, lojas que não representem serviços essenciais não poderão funcionar.