Topo

Esse conteúdo é antigo

Baldy lamenta saída de Teich e reclama de falta de respiradores em SP

Do UOL, em São Paulo

15/05/2020 16h37

O secretário estadual de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy, lamentou a saída do ministro da Saúde, Nelson Teich, que pediu demissão do governo Bolsonaro na manhã de hoje. A declaração ocorreu durante a edição de hoje do UOL Entrevista.

"É uma pena, é de se lamentar a saída do Ministro da Saúde, pelo fato de que é o momento em que as pessoas precisam ter segurança nas ações, nas atitudes, principalmente nas atitudes do governo federal, que é aquele que comanda verticalmente todas as ações da saúde pública brasileira, o maior programa de saúde pública e proteção social que tem sucesso em todo o mundo. É de se gerar mais insegurança, mais medo em toda a população", disse ele.

O secretário também reclamou da falta de respiradores em hospitais para o atendimento a vítimas da covid-19.

"[Vivemos] um momento crítico, muito conflituoso. Veja, a aquisição de respiradores: o governo federal comprou 14 mil respiradores e só distribuiu pelo Brasil em torno de 400", afirmou.

"É realmente de se preocupar pela falta de convergência das políticas públicas e sobretudo porque a função do Ministério da Saúde é muito importante, porque a Unidade Básica de Saúde, aquela de casos de baixa complexidade, ela é de responsabilidade da prefeitura. Ela obviamente é mantida, suportada pelo SUS, que é de gerenciamento e governança total do Ministério da Saúde", acrescentou o secretário.