Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: Avião vindo da China com 200 respiradores pousa em Fortaleza

18.mai.2020 - Avião com o carregamento de respiradores no Aeroporto de Fortaleza - Carlos Gibaja/Divulgação
18.mai.2020 - Avião com o carregamento de respiradores no Aeroporto de Fortaleza Imagem: Carlos Gibaja/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

18/05/2020 19h39

Um avião cargueiro da Ethiopian Airlines pousou em Fortaleza na tarde de hoje com 200 respiradores, equipamentos de proteção individual (EPIs) e insumos, totalizando 103,7 toneladas de material adquirido pelo governo do Ceará para o combate ao novo coronavírus. A aeronave pousou em solo cearense por volta das 15h30, após decolar da China no final de semana.

"Serão 200 UTIs a mais para nossos hospitais públicos de Fortaleza e do interior do estado. Continuaremos fazendo tudo para proteger os cearenses e salvar vidas no enfrentamento ao coronavírus", disse o governador Camilo Santana (PT).

O secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, informou que amanhã esses equipamentos começam a ser distribuídos para as unidades de saúde.

"Vamos hoje checar os equipamentos para a partir de amanhã começar a distribuição. Uma parte vai ficar dentro de Fortaleza, nas unidades do Estado, e para algumas unidades de pronto-atendimento que estão sendo inauguradas, mais as UTIs que o Estado está colaborando com os municípios de Icó, Iguatu, Crateús, Itapipoca, Maracanaú, Caucaia, Tianguá, Limoeiro do Norte e para unidades menores, onde se possa fazer o primeiro atendimento", declarou.

O governo do Ceará ainda aguarda nas próximas semanas a chegada de mais um carregamento com 300 respiradores, adquiridos na mesma compra dos que desembarcaram hoje.

Há pouco mais de 20 dias, o Estado recebeu o primeiro voo direto da China com materiais para o enfrentamento à pandemia. Na ocasião, a aeronave fretada pelo Governo do Ceará trouxe 90 toneladas de insumos, entre testes para detecção do vírus nas pessoas e equipamentos de proteção individual.

Na quinta-feira (14), o Estado e a Prefeitura de Fortaleza receberam 20 respiradores comprados no Brasil, de um total de 94 aparelhos adquiridos pelas gestões estadual e municipal, com recursos próprios, mas que haviam sido retidos pela União. Com uma determinação da Justiça, com esses já são 58 aparelhos do lote que chegaram ao Ceará.