Topo

Esse conteúdo é antigo

Imunologistas dizem ser 'precoce' recomendar cloroquina contra covid-19

Buda Mendes/Getty Images
Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

18/05/2020 21h53

A Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) divulgou hoje um parecer em que afirma que é muito cedo para recomendar a utilização da hidroxicloroquina no tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus. A entidade argumenta que o medicamento pode causar efeitos colaterais graves e ainda não provou ser benéfico aos doentes.

"A SBI fortemente recomenda que sejam aguardados os resultados dos estudos randomizados multicêntricos em andamento, incluindo o estudo coordenado pela OMS [Organização Mundial da Saúde], para obter uma melhor conclusão quanto à real eficácia da hidroxicloroquina e suas associações para o tratamento da covid-19", escreveram os imunologistas.

Esses "estudos randomizados multicêntricos", segundo a SBI, são necessários para diminuir o viés de interpretação dos resultados obtidos e, assim, dar aos médicos e cientistas o suporte necessário para conclusões sobre a hidroxicloroquina.

A entidade também ressalta a importância do investimento na pesquisa de outras possibilidades de tratamento, a fim de que "tenhamos um maior número de terapias com potencial efetivo" contra o coronavírus.

A SBI ainda endossou o isolamento social, considerado a melhor alternativa até que uma vacina seja desenvolvida. "Dados colhidos em vários países do mundo mostram que esta é a única medida efetiva para desacelerar as curvas de crescimento dessa infecção", justificou.

Por fim, os imunologistas se solidarizaram com as famílias das vítimas da covid-19 no Brasil e pediu engajamento da sociedade nas ações contra a pandemia. "A condução para as soluções", concluíram, "deve ser fundamentada em bases científicas multidisciplinares sólidas, como uma política de Estado."