Topo

Esse conteúdo é antigo

RO: Primeiros indígenas com covid foram infectados ao sacar auxílio, diz TV

18.mai.2020 - Elivar Karitiana, presidente do Conselho Local Indígena/Casai de Porto Velho (RO) - Reprodução/Rede Amazônica
18.mai.2020 - Elivar Karitiana, presidente do Conselho Local Indígena/Casai de Porto Velho (RO) Imagem: Reprodução/Rede Amazônica

Do UOL, em São Paulo

18/05/2020 21h06Atualizada em 18/05/2020 21h16

O Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) de Rondônia confirmou hoje à Rede Amazônica, afiliada da TV Globo, os primeiros três casos de covid-19 entre indígenas. Segundo o Condisi, eles foram infectados quando foram a Porto Velho para sacar o auxílio emergencial de R$ 600.

Os três, ainda segundo a TV local, são da etnia Karitiana e têm 37, 40 e 50 anos. Depois de sacar o auxílio, eles voltaram à aldeia Caracol, a cerca de 90 quilômetros da capital rondoniense, mas começaram a sentir os sintomas uma semana depois e precisaram retornar a Porto Velho.

O coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena da cidade, Luiz Tagliani, também confirmou os três casos de infecção pelo novo coronavírus. Os indígenas estão sendo monitorados e estão em isolamento na Casa de Apoio à Saúde do Índio (Casai), na zona leste de Porto Velho.

Tagliani também disse à Rede Amazônica que os três estão evoluindo bem, sem febre, e se recuperam da doença sem grandes problemas.

Coronavírus em Rondônia

O estado de Rondônia, segundo última atualização do governo, já soma 2.043 casos confirmados de covid-19, além de 915 que aguardam o resultado de seus exames. As mortes somam 83; os curados, 805.