Topo

Polícia do Pará interrompe jogo de futebol em pleno lockdwn, 95 são detidos

Felipe Pereira

Do UOL, em São Paulo

23/05/2020 16h36

Um grupo de 95 pessoas foi conduzido à delegacia em Belém por furar o lockdown vigente na cidade para jogar futebol. A Polícia Militar Ambiental recebeu uma denúncia e flagrou times jogando bola e vários torcedores acompanhando. Antes de começar a partida, eles haviam invadido uma área de proteção ambiental que fica no Parque do Utinga.

A situação aconteceu na tarde de sexta-feira e a informação era de que havia cerca de 150 pessoas no local. Policiais militares ambientais cercaram a área e conseguiram deter 95 pessoas, entre homens, mulheres e adolescentes. Era tanta gente que foi preciso providenciar um ônibus para encaminhar todos à delegacia.

As pessoas entraram em fila indiana e com as mãos na cabeça no veículo. Como demorou para todos serem removidos, alguns esperaram sentados no chão, mas também com as mãos na cabeça. O caso ficou com a Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Ambiental.

As pessoas foram receberam somente uma advertência. O lockdown na Grande Belém vai até a segunda-feira. A Polícia Civil informou que até este sábado foram aplicadas 1.054 advertências, 16 multas e abertos 46 procedimentos policiais.

O lockdown na região metropolitana de Belém será encerrado na segunda-feira, conforme confirmou o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) na tarde deste sábado. Ele ressaltou que será um retorno gradual e que não é possível sair do lockdown direto para a normalidade.

"Está comprovado tecnicamente que a curva epidemiológica vem caindo, que o número de contágios vem caindo, que o número de óbitos, graças a Deus, vem caindo. Nós temos que ter cautela, serenidade, pensar na saúde e na vida das pessoas e agir com responsabilidade".