Topo

Esse conteúdo é antigo

Duque de Caxias reabre comércio hoje; cidade tem 182 mortes por covid-19

13.abr.2020 - Duque de Caxias (RJ) - Herculano Barreto Filho/UOL
13.abr.2020 - Duque de Caxias (RJ) Imagem: Herculano Barreto Filho/UOL

Do UOL, em São Paulo

25/05/2020 08h16

A Prefeitura de Duque de Caxias adota a partir de hoje um novo protocolo para circulação de pessoas e as atividades comerciais da cidade poderão voltar a funcionar desde que sigam normas de higienização contra o novo coronavírus.

O município é o segundo do Rio de Janeiro com o maior número de óbitos em decorrência da covid-19, atrás da capital fluminense. Segundo dados divulgados ontem pela secretária estadual de Saúde, Duque de Caxias registra 182 óbitos.

Em relação ao número de casos, a cidade ocupa a 4ª posição no estado, com 1.184 registros, atrás das cidades do Rio, Niterói e Nova Iguaçu.

Determinações da prefeitura

Os comerciantes deverão seguir uma série de determinações da prefeitura para a reabertura, entre elas, exigir dos clientes o uso de máscara e fornecer os equipamentos aos funcionários, disponibilizar álcool em gel, além de limitar o atendimento ao público a 30% da capacidade de lotação.

A nova determinação, segundo a prefeitura, ocorre em virtude do aumento do número de leitos na cidade e da queda do número de atendimentos de pessoas com sintomas da covid-19 nas unidades de saúde do município.

O decreto contendo essas determinações foi publicado na sexta-feira (22). A norma determina que as empresas deverão manter 50% da frota na rua para atender os cidadãos.